ABNT


ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS

Em 2004, a ABIHPEC instalou o ABNT/CB-57-Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos que atua na normalização do setor compreendendo produtos, processos, serviços e matérias-primas no que concerne à terminologia, requisitos, classificação e métodos de ensaio, boas práticas e outras generalidades.

O CB-57, respaldado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT é oficialmente o único fórum nacional de normalização para o setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, atribuição garantida pela resolução nº 7, de 24 de agosto de 1992, Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (CONMETRO).

Fundada em 1940, a ABNT é uma entidade privada, sem fins lucrativos e é responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.  A ABNT é membro fundador da ISO (International Organization for Standardization), da COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e da AMN (Associação Mercosul de Normalização).

Desde sua criação, o CB-57 é coordenado e sediado pela ABIHPEC e tem como objetivo identificar as principais demandas do setor nacional e acompanhar o cenário internacional no que diz respeito à normalização.

O CB-57 participa desde 2004 como O-Member (Membro Observador) das atividades desenvolvidas no comitê daISO/TC 217, grupo mundial de regulamentação global dos produtos de HPPC.

Em 1º de agosto de 2011, o Brasil tornou-se um P-Member (Membro Participante). Dessa forma o CB-57 entrou definitivamente no cenário decisório das normalizações de produtos e processos de HPPC, que vem trazendo benefícios diversos para o setor.

Mais informações: abnt@abihpec.org.br