PSD-HPPC


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Com o principal objetivo de difundir o conhecimento e capacitar as companhias do setor em todo território nacional, em importantes áreas, tais como, regulatória, tributária, acesso ao mercado, principalmente para pequenas e médias empresas, frente aos desafios de um mercado cada vez mais competitivo, a ABIHPEC em novembro de 2005, celebrou convênio para o Programa de Desenvolvimento Setorial de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (PDS-HPPC).

O Programa teve seu primeiro convênio firmado com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Setorial (ABDI), com diversas ações programadas, com destaque para a continuidade da regularização sanitária de empresas de pequeno e médio porte localizadas na Bahia. Em julho de 2006, o convênio bilateral com ABDI foi interrompido, para que um novo convênio com mais recursos fosse realizado com ABDI e com o Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), que turbinou a ação de regularização sanitária, já em 2009 a Bahia contava com 49 empresas regularizadas versus 4 em 2003.

As três instituições somaram esforços e ao longo da atuação do PDS-HPPC investiram em três convênios dirigidos para quatro pilares de ações: Gestão do Conhecimento e Difusão de Informação; Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade; Mercado, Gestão e Monitoramento.

A terceira edição do convênio realizada no período entre 2012 e 2015 resultou em 113 ações, dentre essas 63 seminários e 1.272 atendimentos em 13 Núcleos Regionais situados em São Paulo (Franca/Ribeirão Preto e Diadema), Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará, Pará e Goiás. Para a promoção de suas ações, o PDS-HPPC conta com uma rede de parceiros formada por entidades públicas e privadas como os SEBRAE estaduais, Federação das Indústrias, Prefeitura de Diadema (SP), Inmetro e ANVISA.

O convênio que entrará em vigor entre 2015 – 2018 enfocará a área de Mercado com atividades para que as empresas assistidas conquistem novos nichos de mercado, especialmente em relação às estratégias comercial e de marketing. Além de outras ações imprescindíveis para o setor como: tributária, regulatória, inovação, meio ambiente entre outras.

Os convênios do PDS-HPPC são marcados pelo estreito envolvimento da ABIHPEC, SEBRAE e ABDI.