Apresentação


A ABIHPEC promove, por meio dos encontros da Comissão de Estudo de Salão de Beleza, que é um dos grupos em atividade criado pelo Comitê Brasileiro 57 (CB-57), – espaço de discussão da ABNT destinado à normatização do setor de HPPC, o trabalho de organização do segmento dos salões de beleza, impulsionada pela implementação da Lei nº 12.592, de 2012, que reconheceu os exercícios das seguintes atividades profissionais: cabeleireiro, barbeiro, esteticista, manicure, pedicure, depilador e maquiador. 

Para elaborar normas aos salões de beleza, a comissão constitui-se com representantes da indústria, do setor de serviços – no caso a participação do SEBRAE Nacional – profissionais do segmento, sindicatos, consumidores, instituições de ensino e a própria ABNT, que definiram em conjunto os temas a serem trabalhados. Foram eles: terminologia, boas práticas de prestação de serviços, capacitação profissional, requisitos mobiliários e imobiliários e sustentabilidade. 

O trabalho do Comitê Salão de Beleza tem mobilizado todos os elos da cadeia produtiva e tem gerado importantes resultados para todo o segmento. Por meio da Comissão, gerida pela ABIHPEC, desde 2011, e coordenada pelo SEBRAE, foram realizadas, em 2014, 11 reuniões em diversos estados do País para que fossem apresentadas as normas de Terminologia (abril/2014), Boas Práticas de Serviços (novembro/2014) e Competência de Pessoas (março/2015).