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Todas as informações para implementação do RIC nas embalagens de produtos, incluindo um
guia para utilização (Guide to Correct Use), podem ser encontradas no site da SPI no endereço
eletrônico
.
8.6. limites microbiológicos
A FDA tem publicado o Bacteriological Analytical Manual. Este manual apresenta métodos de
avaliação microbiológicos para cosméticos.
Não é esperado que produtos cosméticos sejam totalmente assépticos, no entanto eles devem
estar completamente livres de patógenos de alta virulência microbiana e o número total de
microrganismos aeróbios por grama de produto deve ser baixo. Não existem normas amplamente
definidas para a contagem microbiana mas o manual dá orientações rotineiramente praticadas.
Em produtos para área dos olhos a contagemmicrobiológica não deve ser superior a 500 unidades
formadoras de colônia por grama (500 UFC/g);
Em produtos não destinados a área dos olhos a contagem não deve ser maior que 1000 UFC/g.
A presença de patógenos seria considerada ameaçadora em um produto cosmético para área dos
olhos com contagem, por exemplo, de 400 UFC / g.
Microorganismos patógenos ou patógenos oportunistas cuja incidência seria de relevância
particular, especialmente em produtos cosméticos para a área dos olhos, incluem Staphylococcus
aureus, Streptococcus pyogenes, Pseudomonas aeruginosa, Klebsiella pneumoniae e outras
espécies. Alguns microorganismos, normalmente considerados como não patogênicos, podem
em condições oportunas, serem patogênicos, por exemplo quando em contato com pele lesada.
O manual também apresenta orientações para a realização de testes de desafio do sistema
conservante.
8.7. eNvio de amostras para feiras
A inexistência de requisitos de pré-aprovação de produtos cosméticos para comercialização nos
Estados Unidos estende-se aos importadores e fabricantes estrangeiros. Desta forma desde que os
produtos atendam a todos os requisitos de rotulagem e segurança de produtos cosméticos para
os Estados Unidos, e não sejam considerados pelas autoridades aduaneiras como Adulterados
ou Incorretamente Identificados, eles poderão circular livremente no mercado Americano. Isso
se aplica também aos produtos promocionais ou destinados à exposição em feiras de negócios.