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Anuário ABIHPEC 2016
Para enfrentar os desafios do surgimento sofisticados que atendem as demandas da
de novos players mundiais e o consequente sociedade. Atualmente, exporta para 134
aumento na competitividade, a indústria países de destino, sendo o MERCOSUL o
brasileira de HPPC busca como diferencial principal mercado consumidore a Argentina
o investimento em inovação, e assim vem principal parceira comercial. Por meio dos
conquistando espaço no mercado global, negócios internacionais, fo¡ alcançado um
resultando em produtos com ingredientes faturamento de U$ 798 milhões.
TOP TEN EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS HPPC
Acumulado janeiro a dezembro (FOB - US$ 'mí|hões)
É
1 . ARGENTINA 155 128 -17,5 19,5 17,9
2 . VENEZUELA 75 109 44,6 9,5 15,2
3 . CHlLE 80 69 -13,5 10,1 9,7
4 . MÉXICO óó 58 -12,7 8,3 8,0
5 . COLÔMBIA 65 57 42,2 8,1 7,9
  Te. E O O sí#
7 . PARAGUAI 42 41 -2,1 5,3 5,7
  E a O 3.5 3T»
9 . BOLÍVIA 23 24 4,6 2,9 3,4
W 1o. PANAMÁ 37 23 7 -37,5 4,6 l 3,2
TOTAL TOP TEN 618 578 77,5 30,7
É
O setor também se destaca pelo no país 2.618 empresas de HPPC com
empreendedorismo, empregabilidade e autorização de funcionamento pela Agência
participação na economia nacional- existem Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
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