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Anuário ABIHPEC 201 ó
OPORTUNIDADES DE TRABALHO ('000)
-3,3% (2014-2015) Indústria
% CRESCIMENTO % CRESCIMENTO
1994 2015 21 ANOS MÉDIO/ 21 ANOS
'“°Ú5T“'^ í É í n
CENTROS D_E
DISTRIBUIÇAO 35,0 N-^« N-A.
FRANQUlA 11,0 214,2 1.846,9 15,2
CONSULTORIA DE
VENDA DRETA 510,0 4.140,0 711,8 10,0
SALÕES DE BELEZA 579_o 1.280,0 121,1 3,8
TOTAL 143071 m
GERA 36 BILHÕES EM REMUNERAÇÕES AO LONGO DA CADEIA.
+ 80% destinados às mulheres trabalhadoras, ou seja, 29 bilhões de reais.
O empreendedorismo também é uma Brasil, segundo o Instituto IMS Health, que
característica dos integrantes da cadeia aponta o aumento da comercialização dos
produtiva de HPPC. Um dos exemplos disso é produtos de HPPC em farmácias e drogarias.
o crescimento dos salões de beleza no Brasil O Instituto Kantar Worldpanel também
como novo negócio. Segundo dados oficiais mostra uma tendência de crescimento das
do SEBRAE, existem mais de 600 mil salões operações no atacarejo.
instalados em território nacional.
-Canais de Distribuição -Categorias
Uma característica atual das empresas de O Brasil é uma das principais lideranças em
HPPC é o fornecimento de seus produtos diversas categorias de consumo. De acordo
por meio de vários canais de distribuição: com o Euromonitor, é o segundo colocado
franquia, venda direta, farmácias, em proteção solar, desodorante, produtos
supermercados, comércio eletrônico, lojas masculinos, perfumes e depilatórios; terceiro
especializadas e atacado. "Hoje está se lugar em produtos de cabelo, infantil e
formando um mercado multimodal, que higiene oral; quarto em produtos para banho;
atende a todos os segmentos, em todas as o quinto lugar em maquiagem; e o oitavo em
direções", afirma Basilio. produtos para pele.
As farmácias vêm se destacando como um No caso dos produtos para o sol, a maior
importante canal e há sinais de fechar 2016 conscientização da população em relação
com uma representatividade de 30% no aos riscos da exposição da pele aos raios
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