ABIHPEC aborda reforma tributária e sustentabilidade no primeiro Café com Tema de 2024

ABIHPEC aborda reforma tributária e sustentabilidade no primeiro Café com Tema de 2024

A Associação da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos destacou fatores econômicos que impactaram a indústria em 2023 e apresentou expectativas positivas com a reforma tributária para o ano de 2024

A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, promoveu em 21 de maio o primeiro Café com Tema de 2024. O encontro online abordou os recentes desafios e oportunidades que marcaram o ano anterior e que devem seguir pautando a agenda do setor de HPPC em 2024.

O crescimento de 3,2% do PIB brasileiro em 2023, a redução do IPCA para 4,6% e a queda da taxa de desemprego para 7,8%, a menor em 10 anos, foram destacados pela ABIHPEC como fatores fundamentais que influenciaram de forma positiva o setor de HPPC no período. De acordo com João Carlos Basilio, presidente-executivo da entidade, mesmo diante de um cenário econômico global complexo, o setor de HPPC brasileiro, que é o 4º maior mercado consumidor do mundo, performou bem em 2023, trazendo expectativas otimistas também para 2024.

João Carlos Basilio destacou a importância da simplificação do sistema tributário brasileiro para a evolução do setor. Para ele, a complexidade tributária atual traz insegurança jurídica e dificulta o planejamento de médio e longo prazo das empresas, especialmente para as pequenas e médias. “A ABIHPEC está na linha de frente para uma reforma tributária justa, já tendo conseguido a desoneração de alguns produtos essenciais, como sabonetes e cremes dentais, e buscando ampliar essa lista, com redução de 60% da alíquota de produtos como repelentes e protetores solares”, ressaltou.

O setor conta ainda com a desoneração das exportações para aumentar a competitividade. Em 2023, o setor de HPPC alcançou um valor recorde de exportações, superando US$ 911,2 milhões, e espera que essa tendência de crescimento continue, apesar dos conflitos globais e da variação cambial brasileira. O setor acredita que, dentre outras estratégias, uma das oportunidades de crescimento para as empresas do setor está na internacionalização.

A sustentabilidade também foi tema abordado durante o evento. A ABIHPEC informou que recém finalizou o inventario de suas emissões e está trabalhando para compensá-las e criando, dessa forma, um modelo de atuação que serve de referência e exemplo para suas associadas, mostrando que atitudes simples como essa são válidas e passos importantes dentro de uma jornada de longo prazo de gestão climática e descarbonização. A estratégia de desenvolvimento sustentável da entidade é considerada essencial para a minimização dos impactos ambientais e passa pela construção de uma agenda que engloba a gestão climática, a promoção e fomento do uso sustentável da biodiversidade e a gestão de resíduos sólidos pós-consumo, o que inclui o programa de logística reversa de embalagens pós-consumo, ‘Mãos Pro Futuro’, que é o maior programa de logística reversa estruturante do país.

No evento, ainda foi destacada a importância da inovação para o setor de HPPC. Por meio do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC, a entidade tem fomentado discussões sobre inovações tecnológicas aplicadas e o desenvolvimento de soluções em parceria entre empresas e instituições de P&D, resultando em projetos práticos que colaboram com a manutenção da competitividade das empresas do setor.

Na área regulatória, o contato constante da entidade com as autoridades da ANVISA e o INMETRO, além da representação em fóruns internacionais como IAC, ISO, ICCR e Mercosul mantêm a entidade como a principal interlocutora dos pleitos do setor. Exemplo disso é que desde 2004, a ABIHPEC secretaria, o CB-57 da ABNT, liderando e coordenando discussões desse grupo, onde são abordadas normas de proteção solar, orgânicos, métodos analíticos e microbiologia.

Um dos principais objetivos dentro da agenda estratégica de trabalho da área é a busca pela simplificação e promoção da autorregulamentação dos produtos do setor, por meio do aprimoramento de procedimentos regulatórios, promovendo a inovação e impulsionando o desenvolvimento econômico e social do país, sem deixar de proporcionar o mais alto nível de proteção aos consumidores.

O Café com Tema ABIHPEC é uma iniciativa da área de Inteligência de Mercado da ABIHPEC que visa ampliar o conhecimento do público acerca do trabalho que a entidade realiza, compartilhando informações de forma aberta e transparente. Quem recebe os líderes e executivos das diversas áreas da entidade, é a Diretora da área, Elaine Gerchon.

Para acompanhar a agenda de eventos da ABIHPEC, acesse: https://abihpec.org.br/agenda-abihpec/.

Open chat
Como posso te ajudar?