NESTA SEXTA-FEIRA, DIA 17 DE MAIO
Campanha mobiliza universidades de 4 cidades
para apoiarem o combate à Pedofilia
A data de 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e a campanha Pedofilia: não feche os olhos para isso, deseja mobilizar a população sobre este mal. Para isso estará presente em 4 cidades brasileiras (Belo Horizonte, Cascavel, Rio de Janeiro e São Paulo), distribuindo panfletos e conscientizando os estudantes sobre a importância do diálogo, ultrapassando o tabu e discutindo abertamente as formas de protegerem as vítimas deste mal.
Quem estiver nas universidades UMA, UNIBH, Estácio de Sá FUMEC e Novos Horizontes – em Belo Horizonte (MG), Faculdade Assis Gurgacz, UNIPAR, UNIOESTE e UNIVEL, de Cascavel (PR), Estácio de Sá, Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro (RJ) e na UNIBAN, FMU e FAAP – de São Paulo nesta sexta-feira, dia 17 de maio, será convidado a conhecer o projeto Pedofilia: não feche os olhos para isso, por meio do facebook do programa (\CampanhaPedofilia). Os interessados também poderão tirar fotos com um modelo da logomarca da campanha, postando em suas próprias páginas pessoais as imagens, mostrando e divulgando o apoio a esta importante causa.
Para informações, cobertura, fotografia e acompanhamento da blitz, favor contatar o departamento de comunicação e marketing da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos).
Sobre o projeto
A ABIHPEC, representando o setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, ativou em 24 de julho, por meio das redes sociais, uma campanha contra a pedofilia, intitulada: “Pedofilia: não feche os olhos para isso.” Esse trabalho vem ilustrado por um vídeo institucional que aborda o tema de forma a chamar a atenção para esse grave problema que está inserido em nossa sociedade.
Desde a sua ativação os resultados são surpreendentes e demonstram a eficácia do uso das redes sociais como ferramenta de comunicação e a consequente mudança nos hábitos dos internautas. A campanha atua de maneira estratégica e progressiva, com monitoramento de resultados em tempo integral e consultores especializados capazes de direcionar as ações e adaptá-las na velocidade exigida por essa nova estrutura digital. Todo o material da campanha é aberto ao público e o vídeo institucional poderá ser visto neste link: http://www.youtube.com/watch? v=7tRIR2aGOb4& feature=youtu.be.
Em pouco mais 30 dias de campanha efetiva alcançamos um número significativo de acessos no Facebook (mais de 500 “curtir”) e Youtube (mais de 5.000 visualizações); além de ampla divulgação no Twitter. Ao verificar que o acesso mais comum é voltado a denúncias comerciais ou conteúdos sem valor agregado, entende-se serem expressivos esses números, pois se trata de campanha positiva e onde o internauta adere voluntariamente.
Consideramos que a informação pode incentivar a denúncia: nos quatro primeiros meses de 2012, o “Disque 100”, Disque Denúncia Nacional de Crimes Contra Crianças e Adolescentes, recebeu 71% mais ligações em relação ao mesmo período do ano anterior. Para ter uma ideia da dimensão do problema, só nos dias 24 e 25 de maio, foram 285.051 denúncias.
Neste segundo momento da campanha o trabalho é de fortalecimento da imagem, com a participação de pessoas de renome midiático e ilibada reputação. Está em divulgação gravação da apresentadora Adriane Galisteu que se dispôs a apoiar publicamente a causa por meio de depoimento na Internet (veja aqui: http://www.facebook.com/campanhapedofilia). Outras personalidades também já se manifestaram a favor da ação, como por exemplo, Marcelo Tas, Milton Leite e Mario Frias – por meio de divulgações do projeto em suas páginas pessoais.
Até então, a entidade não havia se envolvido em campanhas próprias com esta configuração, e a experiência tem sido gratificante em todos os sentidos, não somente na esfera social, mas também pelo reconhecimento do meio político, que tem recebido a iniciativa de forma muito positiva.