Encontro Internacional de Inovação e Tecnologia em CosméticosINTERNATIONAL MEETING ON INNOVATION AND TECHNOLOGY FOR COSMETICS





“Caminhos para inovação: avaliando os principais pontos para inovar hoje em produtos e serviços para o cliente”

23 e 24 de setembro de 2013 | São Paulo, SP, Brasil

Coordenação Executiva: Marina Kobayashi

Coordenação Técnica: Dra. Flávia Alvim Sant’Ana Addor e Profa Dra. Silvia Berlanga de Moraes Barros

Relatoria do Documento de Referência em Inovação e Tecnologia em Cosméticos: Dr. Pedro Amores da Silva

LOCAL: ABIMAQ – Auditório Master
Av. Jabaquara, 2925 – Planalto Paulista – São Paulo

INSCREVA-SE AQUI>>>

Programação Preliminar – 23 de Setembro

23 de Setembro de 2013, segunda-feira
8h00 Credenciamento e welcome coffee
8h30 Abertura
9h00 Inovação no Brasil: onde estamos? Para onde podemos ir?; SEBRAE
MÓDULO 1: Skincare – tendências e perspectivas. Algumas das grandes linhas de pesquisa em Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos
9h30

Avanços no estudo da barreira cutânea; Dra. Sara Bentler, Gerente de Marketing Técnico da PharmaSpecial  (confirmado)

10h00

Novas tecnologias para fornecer uma visão diferenciada para rugas faciais; Mathias Rohr, Institut Dr. Schrader Hautphysiologie, ALEMANHA (confirmado)

Nas duas últimas décadas, “touch free fringe projection techniques” tornou-se o estado da arte na investigação por uma eficácia antienvelhecimento. O novo método FOITS-2 dá acesso a uma abordagem abrangente de análise da superfície da pele. Áreas de teste diferentes, como pés de galinha, bochecha, ou rugas no lábio superior são medidas em um ou dois passos e associados a um mapeamento total de rugas.

10h30

Marcadores moleculares para eficácia de produtos; Profa Dra. Flávia Addor, Diretora-Técnica da MEDCIN Instituto da Pele (confirmado)

11h00

Coffee-break

11h30

Mesa redonda, moderador Prof. Dr. Pedro Amores da Silva, representante do INFARMED, PORTUGAL (confirmado)

CONFERÊNCIA
12h15

Quanto custa inovar? Criando o ambiente de inovação; Bruno Moreira, Diretor da INVENTTA (confirmado)

E chegamos ao momento em que a inovação já passou do status de “oportunidade” para “necessidade”. No cenário atual onde todos buscam a inovação, torna-se ainda maior o desafio de inovar. Em sua palestra Bruno irá apresentar conceitos, tendências, ferramentas de gestão da inovação e os aprendizados de suas experiências em projetos nos quais assessorou organizações de diversos portes e setores nos seus desafios de tornar a inovação um processo sistêmico de negócio.

13h00

Almoço

MÓDULO 2: Hair care-desafios na inovação
14h30

Bases Bioquímicas e Moleculares do Folículo Piloso: perspectivas para inovação em crescimento e pigmentação capilar; Gustavo Dieamant, Gerente de Tecnologia e Inteligência Competitiva do GRUPO BOTICÁRIO (confirmado)

Com os avanços dos conhecimentos em torno da fisiopatologia do folículo piloso, novas perspectivas surgem e são consideradas promissoras para o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos para crescimento e pigmentação capilar. Neste contexto, serão abordados nesta palestra os principais mecanismos bioquímicos e moleculares envolvidos no desenvolvimento do folículo piloso a cada nova fase de crescimento que se inicia, bem como os mecanismos que regulam a melanogênese e aqueles responsáveis pelo início do branqueamento dos fios. Considerando o folículo como palco de todos estes processos, novos insights e possibilidades práticas de aplicação destes conhecimentos podem contribuir para a inovação científica nesta área da cosmetologia.

15h10

Xampus e Condicionadores: novos nichos e suas necessidades tecnológicas; Edna Fernandes, Gerente de Pesquisa e Tecnologia, CRODA (confirmado)

A área capilar tem demandado uma série de pesquisas a fim de responder aos vários desafios tecnológicos para elaborar produtos inovadores para as diferentes necessidades atuais dos cabelos. No mundo cosmético, as características sensoriais são muito importantes. No mundo capilar, isso não é diferente: durante a aplicação, no ato de lavar, a seco, forma final, cor, brilho, durabilidade dos sucessivos tratamentos e etc. Os pesquisadores tem trabalhado no intuito de encontrar pontes entre o mundo químico, analítico e sensorial, portanto, é um capítulo à parte a ser avaliado e discutido.

15h50

Nanotecnologia em cabelos; Marcos Rossan, Coordenador de P&D da CHEMYUNION (confirmado)

A nanotecnologia vem sendo reconhecida como tendência chave na inovação do setor cosmético, devido às diversas vantagens da sua aplicação no desenvolvimento de produtos para os cuidados da pele e dos cabelos. Sendo assim, nesta palestra serão abordados conceitos de nanotecnologia, tipos, métodos de preparação e caracterização de nanoestruturas, assim como, a aplicação em produtos da área capilar.

16h30

Mesa redonda, Dra Flávia Alvim Santana Addor, Diretora Técnica da MEDCIN e Presidente do Conselho Científico-Tecnológico do ITEHPEC (confirmado)

17h15

Encerramento das apresentações

II PARTE
17h15

Reunião entre palestrantes e empresas

18h45

Encerramento

Programação Preliminar – 24 de Setembro

24 de Setembro de 2013, terça-feira
8h00 Credenciamento e welcome coffee
8h30 Abertura
MÓDULO 3: Inovação em serviços. Exercitando o conceito de “produto estendido” no setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos
9h00

Novas ferramentas de internet e devices para serviços; Daniel Li; PIXEL LABS (confirmado)

9h30

Sustentabilidade: diferencial? ; Prof. Dr Reidson Pereira Gouvinhas; UFRN (confirmado)

10h00

Mesa redonda, Marina Kobayashi, Conselho Científico-Tecnológico do ITEHPEC (confirmado)

CONFERÊNCIA
10h20

Células-tronco epidérmicas, um alvo-chave no cuidado da pele anti-envelhecimento; Harald van der Hoeven, Diretor Técnico da CLR Chemisches Laboratorium Dr. Kurt Richter GmbH, ALEMANHA (confirmado)

O corpo humano contém numerosos tipos de células-tronco, cada qual com diferentes características, mas todas compartilham um atributo importante: são responsáveis pela produção e rejuvenescimento do tecido. As células-tronco epidérmicas fazem exatamente esse trabalho para a epiderme e, neste sentido, podem ser consideradas as “células-mãe” da epiderme. As células-ronco epidérmicas são as únicas presentes na periferia do nosso corpo, o que significa que são constantemente desafiadas por tensões externas como, por exemplo, luz UV. Além disso, apresentam características extraordinárias que outras células da pele não apresentam, sendo programadas para a longevidade. Ao contrário de outras células da pele, elas não entram em apoptose, sempre que o estresse da célula é elevado e, por isso, é fácil compreender porque as células-tronco epidérmicas são especialmente predispostas à acumulação de quantidades significativas de danos ao DNA. A reparação do DNA é um fenômeno extremamente complexo, mas pode ser alcançado através do reforço dos mecanismos de autodefesa de células da pele com um ingrediente ativo cosmético baseado em proteínas, glicoproteínas e polissacarídeos de soja.

10h50 Coffee-break
MÓDULO  4: Inovação além do produto. Recursos disponíveis para novas experiências para o cliente
11h10

Tendências do mercado mundial em embalagens cosméticas; Assunta Camilo, Diretora do INSTITUTO DE EMBALAGENS e membro do Conselho Científico-Tecnológico  do ITEHPEC (confirmado)

11h40 Inovar ou morrer – as mais recentes tendências de beleza para observar; Jane Henderson, Presidente Global da MINTEL, REINO UNIDO (confirmado)




A inovação não é apenas sobre ser novo ou ser diferente. É sobre a criação de novos produtos que os clientes vão adorar. Esta apresentação irá destacar as mensagens, os ingredientes e as idéias que estão definindo as tendências. Com exemplos da América Latina, Ásia, Europa e os EUA,irá examinar fatores para o sucesso no mercado altamente competitivo de hoje.

12h10 IRecursos de TI para inovação. Ferramenta para gestão interna de dados; João Furtado, Diretor da Elabora Consultoria (confirmado)
12h40 Mesa redonda, Elcio Garcia, Diretor-Presidente da MEGAPLAST e membro do Conselho Científico-Tecnológico  do ITEHPEC  (confirmado)
13h00 Almoço
CONFERÊNCIA
14h30

Nanotecnologia em cosméticos: estado da arte; Profa Dra Silvia Guterres, UFRGS e membro do Conselho Científico-Tecnológico do ITEHPEC (confirmado)

O cenário da nanotecnologia em HPCC no Brasil, principais linhas de pesquisa, tendências e desafios

MÓDULO 5: Inovação à Brasileira. Recursos e pesquisas para avançar com nossos valores
15h00

Inovações baseadas na Biodiversidade Brasileira: Desafios e Casos de Sucesso; Dra. Cristina Dislich Ropke, Diretora da PHYTOBIOS (confirmado)

Avanços e pesquisas relacionadas á insumos oriundos da Biodiversidade Brasileira do setor de cosméticos e impactos e perspectivas da medida provisória 2186-16 sobre a inovação nacional.

15h30

Open innovation no ambiente brasileiro: desafios e oportunidades; Luciana Hashiba, NATURA (confirmado)

16h00 Patentes no Brasil: ferramenta para buscar inovação?; Profa Dra. Vania Passarini Takahashi, USP Ribeirão (confirmado)
16h30

Mesa redonda, Profa Dra Silvia Berlanga de Moraes Barros, USP membro do Conselho Científico-Tecnológico  do ITEHPEC (confirmado)

17h15

Encerramento das apresentações

II PARTE
17h15 Reunião entre palestrantes e empresas
18h45 Encerramento
















 


“Innovation paths: evaluating the main points in order to innovate products and services for clients today”

September 23 and 24, 2013 | São Paulo, SP, Brazil

Executive Coordination: Marina Kobayashi

Technical Coordination: Dr. Flávia Alvim Sant’Ana Addor and Prof. Dr. Silvia Berlanga de Moraes Barros

Reporting of the Reference Document on Innovation and Technology for Cosmetics: Dr. Pedro Amores da Silva

REGISTER HERE>>>

Preliminary Program – September, 23

September 23, 2013, Monday
8AM Registration and welcome coffee
8:30AM Opening
9AM Innovation in Brazil: where are we? Where can we go?; SEBRAE
MODULE 1: Skincare – trends and perspectives. Some of the main research lines on Cosmetics, Toiletry and Fragrance
9:30AM Improvements in the study of the cutaneous barrier; Dr. Sara Bentler, Technical Marketing Manager at PharmaSpecial  (confirmed)
10AM

New technologies for supplying a different view on facial wrinkles; Mathias Rohr, Institut Dr. Schrader Hautphysiologie, GERMANY (confirmed)

During two last decades, touch free fringe projection techniques became the state of the art regarding investigation on efficient anti-aging treatments. The new FOITS-2 method gives access to a comprehensive approach on skin surface analysis. Different areas of test, like crow’s feet, jowl, or wrinkles in the upper lip, are measured in one or two steps, and associated to a total mapping of wrinkles.

10:30AM Molecular markers for product efficacy; Prof. Dr. Flávia Addor, Technical Director at MEDCIN Instituto da Pele (Skin’s Institute) (confirmed)
11AM Coffee-break
11:30AM Round table, moderator Prof. Dr. Pedro Amores da Silva, representative from INFARMED, PORTUGAL (confirmed)
LECTURE
12:15PM

How much innovation costs? Creating an innovation environment; Bruno Moreira, Director of INVENTTA (confirmed)

We have reached a point in which innovation has moved from a status of “opportunity” to one of “necessity”. Within the current scenario, in which everyone looks for innovation, the challenge of innovating becomes even greater. In his lecture, Bruno will present innovation concepts, trends, management tools, and the learning he got from his experiences with projects in which he has advised organizations of different sizes and sectors in their challenges of rendering innovation a systemic business process.

13PM Lunch
MODULE 2: Hair care- innovation challenges
14:30PM

Biochemical and Molecular Bases of Hair Follicle: perspectives for innovation on hair growth and pigmentation; Gustavo Dieamant, Technology and Competitive Intelligence at GRUPO BOTICÁRIO (confirmed)

With the increase of knowledge regarding hair follicle physiopathology, new perspectives arise and are considered promising for the development of new technologies and products for hair growth and pigmentation. Within this context, the main biochemical and molecular mechanisms involved in hair follicle development at each new phase of growth, as well as the mechanisms regulating melanogenesis and those responsible for the beginning of hair whitening will be addressed in this lecture. By considering the follicle as the stage for all these processes, new insights and practical possibilities of application of this knowledge can contribute for scientific innovation in this area of cosmetology.

15:10PM

Shampoos and Conditioners: new niches and their technological necessities; Edna Fernandes, Research and Technology Manager, CRODA (confirmed)

The hair industry is demanding a series of researches in order to respond to the different technological challenges in order to prepare innovating products for the different needs of hair today. Within the cosmetic world, sensorial characteristics are very important. Within the world of hair that is not different: during the application, when washing or making a dry application, the final form, color, shine, durability, successive treatments, etc., researchers have been working in order to find bridges between the chemical, analytical and sensorial worlds. Therefore, this is a separate chapter to be evaluated and discussed.

15:50PM

Nanotechnology applied to hair; Marcos Rossan, R&D Coordinator at CHEMYUNION (confirmed)

Nanotechnology has been recognized as a key trend for the innovation of the cosmetic sector, due to the many advantages of its application in the development of products for skin and hair care. Therefore, nanotechnology concepts, types, nanostructure preparation and characterization methods, as well as their application in products for the hair sector, will be addressed in this lecture.

16:30PM Round table, Dr. Flávia Alvim Santana Addor, Technical Director at MEDCIN and President of ITEHPEC’s Scientific-Technological Board (confirmed)
17:15PM End of presentations
II PART
17:15PM Meeting between lecturers and companies
18:45PM Closure

Preliminary Program – September 24

September 24, 2013, Tuesday
8AM Registration and welcome coffee
8:30AM Opening
MODULE 3: Innovation in services. Using the “extended product” concept within the Cosmetics, Toiletry and Fragrance sector
9AM New internet tools and devices for services; Daniel Li; PIXEL LABS (confirmed)
9:30AM Sustainability: a competitive edge? ; Prof. Dr. Reidson Pereira Gouvinhas; UFRN (confirmed)
10AM Round table, Marina Kobayashi, ITEHPEC’s Scientific-Technological Board  (confirmed)
LECTURE
10:20AM

Epidermal stem cells, a key target in anti-aging skin care; Harald van der Hoeven, Technical Director at CLR Chemisches Laboratorium Dr. Kurt Richter GmbH, GERMANY (confirmed)

The human body contains numberless types of stem cells, each one with different characteristics, but all of them sharing an important attribute: they are responsible for tissue production and rejuvenation. Epidermal stem cells do exactly this work in the epidermis, and in this sense can be considered the “mother-cells” of epidermis. Epidermal stem cells are the only present in the periphery of our body, what means that they are constantly challenged by external stress, as for instance UV light. Besides that, they present extraordinary characteristics which other skin cells don’t have – they are programmed for longevity. Contrary to other skin cells, they don’t undergo apoptosis whenever cell stress is high. Because of that, it is easy to understand why the epidermal stem cells are especially predisposed to the accumulation of significant quantities of damage to the DNA. DNA repair is a extremely complex phenomenon, but it can be accomplished by reinforcing skin cell self-defense mechanisms with the use of a cosmetic active ingredient based on proteins, glycoproteins and soy polysaccharides.

10:50AM Coffee-break
MODULE 4: Innovation beyond the product. Resources available for new experiences for clients
11:10AM Trends in cosmetic packing’s world market; Assunta Camilo, Director of INSTITUTO DE EMBALAGENS (PACKING INSTITUTE) and member of ITEHPEC’s Scientific-Technological Board  (confirmed)
11:40AM

Innovate or die – the most recent beauty trends to be observed; Jane Henderson, Global President of MINTEL, UNITED KINGDOM (confirmed)

Innovation is not just about being new or different. It relates to the creation of new products clients will adore. This presentation will highlight the messages, ingredients and ideas that are defining trends. With examples from Latin America, Asia, Europe and the USA, it will examine factors for succeeding in today’s highly competitive market.

12:10PM IT Resources for innovation. A tool for internal data management; João Furtado, Director at Elabora Consultoria (confirmed)
12:40PM Round table, Elcio Garcia, Director-President of MEGAPLAST and member of ITEHPEC’s Scientific-Technological Board (confirmed)
13:00PM Lunch
LECTURE
14:30PM

Nanotechnology in cosmetics: state of the art; Prof. Dr. Silvia Guterres, UFRGS, and member of ITEHPEC’s Scientific-Technological Board  (confirmed)

The nanotechnology scenario regarding CT&F in Brazil, main research lines, trends and challenges

MODULE 5: Innovation the Brazilian Way. Resources and research in order to move on with our values
15PM

Innovation based on Brazilian Biodiversity: Challenges and Success Cases; Dr. Cristina Dislich Ropke, Director at PHYTOBIOS (confirmed)

Improvements and research related to inputs from Brazilian Biodiversity in the cosmetic sector, and impacts and perspectives of provisional presidential decree 2186-16 on nation innovation.

15:30PM Open innovation within the Brazilian environment: challenges and opportunities; Luciana Hashiba, NATURA (confirmed)
16PM Patents in Brazil: a tool to be used for innovation?; Prof. Dr. Vania Passarini Takahashi, USP Ribeirão Preto (confirmed)
16:30PM Round table, Prof. Dr. Silvia Berlanga de Moraes Barros, USP, member of ITEHPEC’s Scientific-Technological Board  (confirmed)
17:15PM End of presentations
II PART
17:15PM Meeting between lecturers and companies
18:45PM Closure
REGISTRATION VALUE
Non-member company 1.600,00
ABIHPEC/Sipatesp member company/Regional Cosmetic Nucleuses 800,00
ITEHPEC member company 650,00
ABIHPEC/Sipatesp + ITEHPEC member company 500,00
Beautycare Brazil Program


Comments

Open chat
Como posso te ajudar?

Para entender o comportamento de compras durante o Dia dos Pais, a área de Inteligência de Mercado da ABIHPEC está conduzindo um mapeamento detalhado sobre comportamentos, tendências e preferências de presentes para essa data especial.

Participe! A pesquisa é rápida e simples, e todas as respostas são anônimas: