Núcleo do Rio de Janeiro e seus legados: gestora do Sebrae fala sobre os benefícios do PDS para as empresas da região

A edição de junho do informativo PDS/HPPC traz uma entrevista com Tatiana Vicente, coordenadora do Sebrae na Baixada Fluminense II e do Núcleo PDS/HPPC do Rio de Janeiro, sobre as principais ações e legados do projeto. Atualmente, fazem parte do grupo 22 companhias, que participam de diversas palestras que retratam conteúdos de interesse para o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas. Entre os temas abordados estão regulamentação, inovação, tributação e tendências, apresentados por especialistas do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.

“Esta é uma indústria com uma competitividade acirrada. O projeto PDS/HPPC é de suma importância para que principalmente as micro e pequenas empresas tenham acesso a esse tipo de informação, pois as mesmas não teriam como fazer estudos do nível que recebemos. O projeto é essencial para que as empresas consigam crescer e se manter”, disse Tatiana Vicente.

Ao longo do ano foram realizadas diversas atividades de capacitação no Núcleo do Rio de Janeiro com auxílio do PDS, entre elas, o seminário sobre o Caderno de Tendências 2014/2015, que traz análises globais sobre as principais categorias, tendências de moda e inovação, assim como analise do mercado brasileiro e seus consumidores. E também, o Seminário Boas Práticas de Fabricação para produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes – RDC 48/2013.

No segundo semestre estão programados três seminários: Inovação e Tecnologia, Visão do Mercado HPPC no Brasil e Substituição Tributária. Além disso, serão realizadas consultorias para adequação de 10 empresas do núcleo sobre as mudanças nas RDC48, além de cursos oferecidos pelo Sebrae e participação em feiras. “Nessas feiras levamos os empresários para exporem seus produtos com objetivo de fortalecer ainda mais a integração do grupo para que novas parcerias surjam”, afirmou a executiva.

“Em 7 anos de existência do Núcleo do Rio de Janeiro já foram realizadas diversas ações, no entanto, o maior ganho foram as parcerias criadas entre as companhias ao longo desses anos. Houveram casos, inclusive, de criação de produtos por meio da parceria”, finalizou Tatiana Vicente.

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?