A edição de junho do informativo PDS/HPPC traz uma entrevista com Tatiana Vicente, coordenadora do Sebrae na Baixada Fluminense II e do Núcleo PDS/HPPC do Rio de Janeiro, sobre as principais ações e legados do projeto. Atualmente, fazem parte do grupo 22 companhias, que participam de diversas palestras que retratam conteúdos de interesse para o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas. Entre os temas abordados estão regulamentação, inovação, tributação e tendências, apresentados por especialistas do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.
“Esta é uma indústria com uma competitividade acirrada. O projeto PDS/HPPC é de suma importância para que principalmente as micro e pequenas empresas tenham acesso a esse tipo de informação, pois as mesmas não teriam como fazer estudos do nível que recebemos. O projeto é essencial para que as empresas consigam crescer e se manter”, disse Tatiana Vicente.
Ao longo do ano foram realizadas diversas atividades de capacitação no Núcleo do Rio de Janeiro com auxílio do PDS, entre elas, o seminário sobre o Caderno de Tendências 2014/2015, que traz análises globais sobre as principais categorias, tendências de moda e inovação, assim como analise do mercado brasileiro e seus consumidores. E também, o Seminário Boas Práticas de Fabricação para produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes – RDC 48/2013.
No segundo semestre estão programados três seminários: Inovação e Tecnologia, Visão do Mercado HPPC no Brasil e Substituição Tributária. Além disso, serão realizadas consultorias para adequação de 10 empresas do núcleo sobre as mudanças nas RDC48, além de cursos oferecidos pelo Sebrae e participação em feiras. “Nessas feiras levamos os empresários para exporem seus produtos com objetivo de fortalecer ainda mais a integração do grupo para que novas parcerias surjam”, afirmou a executiva.
“Em 7 anos de existência do Núcleo do Rio de Janeiro já foram realizadas diversas ações, no entanto, o maior ganho foram as parcerias criadas entre as companhias ao longo desses anos. Houveram casos, inclusive, de criação de produtos por meio da parceria”, finalizou Tatiana Vicente.