O ritmo de crescimento da economia no Brasil continua moderado, de acordo com o Banco Central, apesar do aumento do dinamismo nas regiões Norte e Nordeste do país. A avaliação foi feita pelo BC em seu Boletim Regional, divulgado nesta quinta-feira (7).
“As perspectivas para este e os próximos trimestres indicam ritmo moderado de expansão da atividade doméstica, que tende a ser menos intenso em 2014, em comparação ao do ano passado”, afirmou o documento.
O BC calcula que o PIB (Produto Interno Bruto) do país crescerá 1,6% neste ano, menos do que os 2,5% registrados em 2013.
Norte e Nordeste são destaques de crescimento
De acordo com o BC, a região Norte manteve trajetória de crescimento no trimestre encerrado em maio, influenciada pela expansão da produção da indústria extrativa e dos serviços e da construção civil, com indicação de continuidade dessa expansão.
Já o Nordeste manteve, segundo a autoridade monetária, ritmo de crescimento acima da média nacional no trimestre encerrado em maio, destacando-se o desempenho do comércio varejista, do setor industrial e da agropecuária.
“As perspectivas para os próximos trimestres, entretanto, são de moderação da atividade, em cenário de arrefecimento das vendas varejistas, da produção fabril e das contratações no mercado de trabalho”, traz o documento.
O boletim relata que no Centro-Oeste a atividade econômica cresceu em ritmo moderado e que no Sudeste, ficou praticamente estável. Já no Sul, a atividade desacelerou.
(Com Reuters)
Fonte: Economia UOL