Seminário da Abihpec destaca hábitos de consumo das mulheres “multitarefa”

Promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o 2º Seminário Abihpec voltado à Imprensa abordou o tema “Dias das mães”. O objetivo do encontro – realizado ontem, na sede da entidade, em São Paulo – foi destacar a importância dos cosméticos (sobretudo os multifuncionais) para a vida da mulher, com foco nas mães “multitarefas” – aquelas que trabalham fora, mas que também cuidam da casa e dos filhos diariamente.

Segundo a Abihpec, 80% das 5,6 milhões de oportunidades de trabalho do setor são preenchidas por mulheres, contra apenas 40% da indústria como um todo. Durante o evento, foram divulgados dados de pesquisas da Mintel sobre os hábitos de consumo da mulher brasileira, no que se refere aos cosméticos. Segundo o levantamento, 32% das entrevistadas com idades entre 18 e 55 anos carregam algum tipo de maquiagem na bolsa. Ainda na categoria de maquiagem, o estudo aponta que 73% das mulheres ouvidas usam batom, gloss e brilho labial. Outros itens mencionados foram: esmalte (71%), rímel (47%), sombra (47%), pó facial (42%), base (41%), blush (37%) e delineador para olhos (33%).

No grupo composto por jovens entre 16 e 24 anos, 22% gostam de experimentar maquiagens diferentes vendo tutoriais em mídias especializadas; 23% são mais propensas a usar maquiagens indicadas por amigas; e 21% tendem a usar maquiagem apenas para corrigir imperfeições na pele, como cicatrizes, manchas e polos dilatados.

Entre as mulheres com mais de 55 anos, 22% afirmaram que usam maquiagens que possuam benefícios antienvelhecimento; 43% usam produtos faciais anti-idade; e 69% utilizam produtos para o corpo, pés e mãos. Na categoria de cremes e loções faciais, 66% das mulheres ouvidas afirmaram que se sentem atraídas quando o produto está em promoção. O estudo também revela que 77% delas comprariam mais produtos para o cuidado facial se estes tivessem preços mais acessíveis.

Já no que se refere às colônias, 41% das entrevistadas as utilizam regularmente; 25% usam sempre a mesma colônia; 24% utilizam colônia apenas em ocasiões especiais; 17% se sentem mais “limpas” depois de usar uma colônia; e 15% se sentem mais atraentes quando fazem uso do produto.

Dados da Shopping Brasil referentes à intenção de compra para o Dia das Mães apresentados durante o evento apontam que, depois de vestuário (com 38% das menções), o grupo formado por joias, colônias, cosméticos e bijuterias (18%) devem ser os presentes mais procurados neste ano.

FONTE: Cosmetics Online

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