Emprego na indústria paulista cai 1,07% em julho, aponta Fiesp

 

Por Valor SÃO PAULO ­

O nível de emprego na indústria paulista caiu 1,07% em julho, informou hoje a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O recuo equivale ao fechamento de 30,5 mil empregos no mês, na comparação com junho, o pior julho desde 2006, quando começa a série da Pesquisa de Nível de Emprego da Fiesp. No acumulado de janeiro a julho, a indústria fechou 92,5 mil postos de trabalho, depois de ter encerrado em 2014 com 130 mil vagas a menos.

Para os sete primeiros meses do ano, o cenário de 2015 é o pior desde o início da série. Para a federação, a deterioração econômica e as turbulências políticas são, em igual medida, as principais influências negativas para a indústria este ano. “É trágico. O fim do ano talvez nos entregue 200 mil empregos a menos que no ano passado”, estimou em nota Paulo Francini, diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp. Dos 22 setores avaliados pela pesquisa do Depecon, 17 registraram baixa em seu quadro de funcionários, três registraram contratações e dois ficaram estáveis.

A indústria de veículos automotores demitiu 6.661 funcionários em julho, enquanto o setor de produtos de borracha e de material plástico fechou 3.970 vagas. E o segmento de produtos têxteis registrou 2.389 demissões. O setor que mais contratou no mês passado foi o de produtos diversos, que criou 172 vagas no Estado. No acumulado do ano, a indústria automotiva é que registra maiores perdas, com queda de 9,4%. (Valor)

Fonte: Valor

 

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?