Indústrias mostram produtos de beleza em Dubai

Grupo com 25 empresas brasileiras de artigos de higiene, perfumaria e cosméticos participa da Beautyworld Middle East neste mês nos Emirados. Exportação do setor para árabes vem crescendo.

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Gueisa Silvério: vendas aos árabes crescem

São Paulo – Um grupo com 25 indústrias brasileiras de produtos de higiene, perfumaria e cosméticos vai participar da Beautyworld Middle East, feira do segmento que ocorre de 15 a 17 de maio em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Elas estarão na mostra como parte do projeto Beautycare Brazil, levado adiante pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para promover os produtos do setor no mercado internacional.

De acordo com a gerente do projeto Beautycare Brazil, Gueisa Silvério, o número de empresas que participará da Beautyworld Middle East foi ampliado em 31,5% em relação ao ano passado, quando foram levadas para a mostra 19 companhias.

O pavilhão brasileiro terá 339 metros quadrados e ficará em uma área privilegiada, próximo a uma das entradas da feira. O espaço também representa uma ampliação sobre 2015, quando o projeto participou da feira em 270 metros quadrados. No pavilhão haverá, como na edição anterior, espaço de lavatório para as empresas demonstrarem produtos capilares.

Silvério atribui a expansão aos esforços das empresas, que estão voltadas à participação em eventos com foco nos países árabes, às visitas à região para identificar potenciais parceiros e mercados de consumo, assim como para a adequação de produtos e cumprimento da legislação sanitária.

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Em 2015: quase 800 contatos realizados

“O Oriente Médio é um mercado forte em consumo de produtos do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos”, afirma Silvério. Levantamento da Abihpec mostra que a Arábia Saudita está em 16º lugar entre os maiores consumidores de produtos do setor no mundo. Os Emirados estão na 35ª posição e o Egito em 47ª.

De acordo com a gerente, os produtos capilares são o carro chefe das exportações para a região, mas o mercado tem grande potencial também para outras categorias como os depilatórios, desodorantes, fragrâncias, maquiagem, produtos infantis, para banho e masculinos.

No ano passado, as exportações das empresas do Beautycare Brazil para os países árabes passaram de US$ 5,3 milhões e cresceram 19,1% sobre 2014. Um total de 15 empresas do projeto exportaram para os Emirados, oito para a Arábia Saudita e seis para o Egito, citando apenas os destinos mais representativos na região. Para o mercado internacional em geral, as empresas integrantes da iniciativa exportaram US$ 162,6 milhões para 97 países. Os árabes responderam por 3,3% do total. Em 2014, a região representou 2,5% de um total de US$ 183,2 milhões.

“A atual instabilidade político-econômica evidencia grandes desafios a serem superados. Mas isso também é um fato capaz de estimular e impulsionar os empresários a olharem para os mercados externos. Neste contexto, acreditamos que quem dedicar esforços nas exportações poderá alcançar resultados promissores”, disse Silvério à ANBA por email.

De acordo com a gerente, a qualidade e a diversidade dos produtos nacionais impulsiona as vendas ao exterior. Ela lembra que em função do tamanho do Brasil e da população multirracial, as indústrias desenvolvem produtos para os mais variados perfis de consumidores. “Da mescla de povos que estimula a criatividade do setor vem um dos principais segredos do sucesso de seus produtos junto ao mercado mundial, capaz de atender às mais diversas demandas”, afirma Silvério.

A gerente afirma que a indústria de produtos para cabelos do Brasil dita tendências e que as marcas brasileiras estão conseguindo superar eventuais barreiras para vender ao mundo árabe e se adequando cada vez mais às particularidades da região. “Tudo isso ressalta uma característica que é um diferencial das empresas brasileiras: a facilidade de lidar com a diversidade cultural e, assim, ajustar-se às mais variadas demandas e diferenças”, diz.

Na edição da Beautyworld Middle East do ano passado, as empresas do Beautycare Brazil fizeram 796 contatos e chegaram ao final do evento com expectativa de gerar US$ 11,4 milhões em negócios. A expectativa para contatos e vendas neste ano também é positiva, segundo Silvério.

As empresas que estarão na feira de Dubai neste ano serão Agilise Cosméticos, Anna Haven, Beox, Bionat, Bio Natur Api, Brazilian Oils, Brazilian Secrets Hair, De Sírius, E-Cosmetics Salón, G Nano, Goz Cosméticos, Honma Tokyo, Ideal Cosméticos, Kaedo Cosméticos, Kostume Beauty Form Brazil, Macaúba Brasil, Nazca Cosméticos, NG de France, nuNAAT, Prolab Cosmetics, Realgem’s, Skafe, Sther Cosméticos, Sweet Hair e Tech Line.

Fonte: Anba

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