Realizado em outubro na renomada Sala São Paulo, evento premiou treze empresas do setor brasileiro de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos
Reunidos no auditório da tradicional Sala São Paulo em 23 de outubro, executivos, autoridades e formadores de opinião do setor brasileiro de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos assistiram à 5ª edição do Prêmio ABIHPEC-Beleza Brasil, que reconhece e valoriza os produtos e empresas de maior destaque no segmento em três modalidades e 13 categorias. Ao longo da noite foram conhecidos projetos arrojados e inovadores responsáveis pela transformação dos cuidados pessoais, ideias de produtos e de processos que ultrapassam o limite setorial e invadem o âmbito social, ambiental e econômico.
Abrindo a noite, o presidente-executivo da entidade, João Carlos Basilio, enfatizou a importância de reunir em um mesmo espaço para uma competição séria e motivadora, empresas de todas as regiões do Brasil, o que aponta “a força da representação da ABIHPEC como associação”. Um bom exemplo dessa amplitude da entidade, capaz de juntar territórios e unificar interesses, é a vitória da empresa Pharmakos D’Amazônia na categoria Empreendedorismo. Representando a marca, o executivo Mauro de Souza Ramos destacou: “receber este prêmio em São Paulo tem um significado muito grande para a empresa que vivencia um momento de expansão, saindo do norte e nordeste para adentrar as regiões sul e sudeste do Brasil”. Do início artesanal à produção em escala industrial com mais de 53 produtos para cuidados pessoais, a Pharmakos D’Amazônia se destacou por seu contínuo investimento em pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias.
Repleta de destaques, a noite também consagrou a vitória do Grupo Boticário na categoria Empresa do Ano com o desenvolvimento pioneiro de um modelo de Pele 3D. “Esse prêmio representa o reconhecimento de todo o esforço do nosso grupo em relação às práticas de avaliação de segurança e eficácia de produtos”, comentou Márcio Lorencini, gerente de Avaliação de Produtos e Assuntos Regulatórios do Grupo Boticário.
Encerrando a modalidade Empresas, a categoria Sustentabilidade premiou a Bio Extratus graças ao projeto Sol Nascente, que provê eficiência energética e energia limpa em sua produção. Representando a marca, André Alves Cruz, coordenador do Sistema de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, mostrou-se extremamente orgulhoso e satisfeito: “A Bio Extratus tem, em seu DNA, o investimento social e ambiental. Este prêmio representa nosso sentimento de que estamos no caminho certo para fazer cada dia mais pelo nosso planeta”.
Presentes no evento, os deputados estaduais Walter Ihoshi e Arnaldo Faria de Sá enfatizaram a importância do setor para o desenvolvimento do país. “Trata-se do incentivo à inovação e à produção diferenciada para que nossos consumidores tenham acesso a produtos de qualidade. Além disso, há a contribuição direta com o país pela geração de emprego, de renda e pela promoção do bem-estar da população”, disse Ihoshi. Enquanto isso, Arnaldo enfatizou o empenho do presidente-executivo da ABIHPEC em sua atuação junto aos Ministérios da Fazenda e da Saúde, bem como no relacionamento direto com a Anvisa: “acompanho a luta de Basilio na capital, uma luta que visa atender o setor da melhor maneira possível”.
Produtos – A disputa da modalidade Produtos foi acirrada, como antecipou Françoise Terzian, jornalista de negócios e uma das juradas desta edição. “O que chamou a atenção foi que, apesar da crise, as empresas estão cada vez mais inovadoras. Foi bastante difícil escolher, pois a competição está muito forte”, relatou.
Inovação, inclusive, foi um dos gatilhos da vitória da L’Occitane Au Brésil na categoria Perfumaria Masculina, como enfatizou María Victoria Gallo representando o Marketing da empresa ao falar sobre o produto responsável pela conquista do prêmio: “o Cumaru foi um desenvolvimento repleto de desafios. A primeira embalagem a trazer, em vez de um cartucho, uma polpa moldada em papel 100% reciclado”, disse complementando que esta atitude traduz a personalidade da marca. A empresa também foi premiada na categoria Cuidados com a Pele Corporal.
E se a L’Occitane enfrentou desafios ao longo de sua inovação, o mesmo pode ser dito da Pink Cheeks, marca nova no mercado focada em produtos resistentes a treinos pesados no sol e na piscina. Emocionada, a sócia Corina Godoy se pronunciou logo após receber o prêmio na categoria Protetor Solar. “Este é o maior prêmio que poderíamos ganhar e é uma honra estar aqui. Para uma pequena empresa como a nossa é uma emoção ainda maior”, disse agradecendo à ABIHPEC.
O 5º Prêmio ABIHPEC Beleza Brasil reuniu cerca de 550 participantes. Confira a lista completa de vencedores:
Modalidade: Produtos
Cuidados com a Pele – Corporal: L’Occitane Au Brésil
Cuidados com a Pele – Facial: Under Skin
Cuidados e Tratamento dos Cabelos: Amend Cosméticos
Maquiagem: Avon
Perfumaria Feminina: O Boticário
Perfumaria Masculina: L’Occitane Au Brésil
Produtos Masculinos: Mahogany
Protetor Solar: Pink Cheeks
Transformação Capilar: Vizcaya
Modalidade: O Perfumista
Sophie Truitard – Forum Red Denim
Modalidade: Empresas
Empreendedorismo: Pharmakos D’Amazônia
Sustentabilidade: Bio Extratus
Empresa do Ano: Grupo Boticário
Atuação social – O projeto Education for Life, iniciativa apoiada pelo Instituto ABIHPEC e pela Intercoiffure Brasil, foi materializado no palco da Sala São Paulo mostrando que os cuidados do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos gera oportunidades reais de trabalho e qualificação profissional. A iniciativa, voltada principalmente a jovens carentes, promove a formação gratuita na área de cuidados pessoais. O Instituto Profissionalizante Mangueira, que é uma das três entidades apoiadas no Brasil, foi homenageado por meio da transmissão de um vídeo institucional e por uma representação artística que contou com a participação de três jovens beneficiados pelo projeto e que, hoje, tornaram-se profissionais de uma reconhecida rede de cabeleireiros do Rio de Janeiro.