A ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), em parceria com a Abiquifi (Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos), participou da 30ª edição da CPhl Wordwide, entre os dias 5 e 7 de novembro, em Frankfurt, na Alemanha, com a missão de possibilitar a geração de negócios para a cadeia produtiva que atua no fornecimento de insumos e empresas fabricantes de produtos acabados de ambos os setores.
Considerado o maior evento da cadeia industrial farmacêutica, a CPhl Worldwide recebeu cerca de 50 mil visitantes e registrou a maior participação brasileira desde 2007, com a presença de 42 empresas – sendo 12 dessas estreantes, além do comparecimento de representantes do Governo Federal, como o Ministério da Saúde, ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos).
O Pavilhão Brasileiro – presente na feira há nove anos por meio do projeto setorial Brazilian Pharma & Health – um convênio entre Abiquifi e Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), neste ano contou com a importante parceria do Beautycare Brazil, da ABIHPEC.
“Essa iniciativa marcou o início da cooperação entre as entidades e prevê a realização conjunta de ações internacionais e estudos de mercado com o principal objetivo de construir uma agenda positiva para ambos os segmentos e atuar em sinergia para fomentar as indústrias brasileiras”, disse João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC.
O presidente-executivo da Abiquifi, Norberto Prestes, destaca que “essa parceria reforça as vantagens e benefícios que há entre os setores que geralmente resultam em novos negócios e produtos inovadores aumentando a competitividade das empresas no mercado internacional. ”
Pharma Connection debate marcos regulatórios em insumos e PDP
Com mudanças previstas sobre os novos marcos regulatórios de Insumos Farmacêuticos Ativos e parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), a Abiquifi foi responsável pela 3ª edição da Pharma Connection com mais de 70 empresários brasileiros.
A semana em Frankfurt ainda contou com um coquetel para a delegação marcado pela assinatura de dois acordos relevantes: o termo de cooperação entre as entidades setoriais para o desenvolvimento estratégico de ambos os segmentos e o memorando de entendimento (MOU), entre a ABIQUIFI e a cidade de Portalegre, em Portugal, fortalecendo a cooperação Portugal-Brasil no campo do setor comercial e farmacêutico.
Na solenidade estiveram presentes a gerente de Negócios Internacionais da ABIHPEC, Gueisa Silvério, além de João Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Portalegre, e Teresa Narciso, chefe da divisão de Promoção do Desenvolvimento e Modernização da Câmara Municipal de Portalegre.
Sobre o Beautycare Brazil
O Beautycare Brazil é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Criado nos anos 2000, o projeto setorial tema a finalidade de promover a internacionalização das empresas de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos e alavancar o crescimento das exportações de produtos e serviços que envolvem a cadeia de valor do setor de HPPC. Mais informações: www.beautycarebrazil.org.br
Sobre o Projeto Brazilian Pharma & Health
O Brazilian Pharma & Health é o projeto de internacionalização dos setores farmoquímico, biotecnológico, farmacêutico e veterinário brasileiros, coordenado pela Abiquifi (Associação Brasileira da Indústria Farmoquímica e de Insumos Farmacêuticos) com apoio da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). O objetivo é ampliar a participação das empresas da cadeia produtiva farmacêutica, biotecnológica, farmoquímica e de saúde animal brasileira no cenário internacional, visando ao aumento das exportações, troca de tecnologia, atração de investimentos e a internacionalização do setor. O Brazilian Pharma & Health realiza ações de inteligência e prospecção de mercados, marketing internacional, cursos e workshops, feiras internacionais, rodadas de negócios, missões comerciais, dirigidas a diversos países nos cinco continentes.