Com um mercado de coloração que movimenta quase R$ 5 bilhões ao ano, indústria brasileira de cuidados pessoais investe em novos produtos para manutenção de cor e tratamento dos fios coloridos.
A pandemia do Covid-19 afastou muitos clientes dos salões de beleza. Mesmo com a reabertura dos estabelecimentos, muitos brasileiros ainda estão evitando a ida ao cabeleireiro. Um painel divulgado pela Google em setembro, durante a Semana ABIHPEC de Mercado, aponta que 14% da população pretende voltar a terceirizar cuidados com os cabelos.
Novos produtos
Longe dos salões, pessoas com cabelos coloridos encontram no mercado brasileiro novos produtos para a manutenção da cor e o tratamento dos fios em casa. “Cabelos coloridos tendem a desbotar com o tempo e, para mantê-los saudáveis e bonitos, os consumidores podem optar por opções com proteção solar e térmica”, afirma Glaucia Felicia, gerente de marketing do Pro Nova, grupo empresarial que inclui a Phytoervas.
A marca de haircare ampliou seu portfólio com a linha Cabelos Coloridos, com xampu, condicionador, máscara, creme para pentear e protetor térmico, todos elaborados com ativos de romã e urucum. “A romã tem propriedades que atuam na manutenção da cor, além de antioxidantes, que promovem brilho aos fios. Já o óleo de urucum, rico em betacaroteno, auxilia na reestruturação dos fios e oferece proteção contra os raios ultravioleta”, explica Felicia.
Outra marca que investiu recentemente na categoria foi L’Occitane au Brésil, com a linha Patauá Proteção da Cor. Desenvolvida em parceria com especialistas da rede de salões Jacques Janine, a linha promove o prolongamento da coloração, vitalidade e brilho dos cabelos, com xampu, condicionador, finalizador, shot revitalizante para fios coloridos e shot matizante para os descoloridos, grisalhos e brancos.
“O cabelo representa a autoestima, a liberdade e a identidade da mulher brasileira. Com a rotina de Proteção da Cor, esperamos que as consumidoras celebrem suas cores”, diz Victoria Gallo, diretora de marketing da marca franco-brasileira do Grupo L’Occitane.
Já a Lowell Cosméticos lançou não só uma, mas duas linhas de produtos para cabelos coloridos, incluindo xampu, condicionador, máscara e leave-in. A Blinda Cor, vendida apenas em salões, atua nas quatro camadas do fio, proporcionando ultra retenção da cor, hidratação intensa e brilho, de acordo com a empresa. A Fluence Color foca nos consumidores que colorem os cabelos em casa, prometendo retenção da cor por mais tempo, hidratação, ação antioxidante e proteção solar.
“Os produtos já estavam no radar de lançamento em 2020. Com a pandemia, adiamos de junho para agosto e o resultado das vendas é espetacular até o momento”, comemora a gerente de marketing Fabrízia Berbert. Para ela, os bons números da Lowell mostram que ainda há muito espaço para cuidados com a cor no mercado brasileiro. “Nosso país é sempre destaque mundial em venda de colorações”, lembra.
Mercado em crescimento
Segundo levantamento da Euromonitor International, o segmento de colorações capilares movimentou R$ 4,62 bilhões no Brasil em 2018. A empresa prevê um crescimento médio anual de 1,3% até 2023, alcançando R$ 4,92 bilhões.
A gerente da Phytoervas concorda com essa perspectiva. “O uso de produtos para manutenção dos cabelos coloridos ainda é pequeno no Brasil e nem existem tantas opções específicas no mercado. Mas agora, com a pandemia, os consumidores buscarão novos produtos para cuidar dos cabelos em casa e a tendência é que linhas de tratamento apresentem um crescimento considerável no país”, finaliza Felicia.
Fonte: Brazil Beauty News