Com crescimento de 13% no primeiro semestre deste ano, segmento acompanha movimento da população, que começa os cuidados com a pele cada vez mais cedo.
A população brasileira está cuidando mais da pele facial e os cuidados começam cada vez mais cedo. Um levantamento feito pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) no primeiro semestre deste ano apontou um crescimento de 13% na categoria, mesmo em meio à crise da Covid-19.
“Durante a quarentena, as pessoas tiveram hábitos de consumo bem diferentes. Em casa e com mais tempo livre, passaram a se dedicar ao autocuidado e a rotinas de tratamento, valorizando mais produtos essenciais e com resultados comprovados”, afirma Leandro Menezes, gerente de produto da Adcos.
A marca de dermocosméticos lançou recentemente um sérum de vitamina C 15% com ácido hialurônico e um gel preenchedor de rugas. “Estamos crescendo de forma consistente em anti-idade, que está entre nossas principais categorias, junto com fotoproteção”, declara Menezes.
Outra marca de skincare que trouxe novidades para o segmento é a norte-americana Nika Beauty, que acaba de estrear no mercado brasileiro. O portfólio é composto por três itens: um sabonete de limpeza facial, um sérum para a região dos olhos e um creme anti-idade.
“Nosso objetivo é levar a autoestima para todos. Nosso primeiro passo é despertar esse cuidado e, aliado a isso, desenvolvemos um blend de princípios ativos de última geração para tratar da pele de uma forma não invasiva e eficaz, proporcionando uma aparência mais jovem e luminosa”, explica a CEO e fundadora da empresa Fabiana Alozem.
De acordo com ela, a pandemia não foi empecilho para o lançamento da marca no Brasil. “Resolvemos lançar mesmo diante da crise mundial, porque já estamos vivendo um caos e nesses momentos precisamos parar e nos cuidar. Acreditamos que será uma oportunidade para entrar na casa das pessoas e mostrar que podemos fazer a diferença”, diz a executiva.
Para a Avon, marca líder em cuidado com a pele e dona de uma das linhas antissinais mais conhecidas no país, a Renew, o Brasil já vivia um processo de mudança na categoria e a chegada do coronavírus catalisou essa transformação. “Em tempos de isolamento, os cuidados com pele contribuem positivamente para gerar um sentimento de bem-estar”, opina Luciana Dávila, diretora da categoria de Cuidados da pele da Avon Brasil.
A linha Renew está presente no mercado brasileiro há 28 anos. “Ao longo desse tempo, percebemos que os cuidados com o rosto têm ganhado a atenção das mulheres, mas este é um hábito recente na rotina de beleza e a maioria delas ainda está na fase de descoberta e experimentação”, afirma Dávila.
Com 70% das vendas focadas em produtos para o tratamento facial e grande parte delas em itens que combatem os sinais do envelhecimento, a Cicatricure acredita na expansão da categoria anti-idade no Brasil.
“Com o envelhecimento da população, cada vez mais as pessoas buscam minimizar com cuidados diários as rugas e marcas de expressão”, diz Camila Pupo Nogueira, gerente de produto do Genomma Lab, grupo que inclui a marca Cicatricure. Para ela, as pessoas estão cada vez mais conscientes sobre os benefícios do skincare. “Vemos esses cuidados já a partir dos 20 anos e essa é uma tendência que vai continuar”, aposta Nogueira.
O gerente da Adcos concorda. “A população adulta e madura vem crescendo no Brasil, o que pode intensificar esse movimento. Por outro lado, os tratamentos com a pele têm se iniciado cada vez mais cedo entre os jovens. Acreditamos que as pessoas têm buscado viver mais e melhor. Isso reflete em rotinas que proporcionam uma aparência mais saudável e jovem”, finaliza Menezes.
Fonte: Brazil Beauty News