Esse item de make foi duramente impactado na pandemia, com vendas em queda. Agora ele começa a se recuperar e a tendência é o crescimento da procura por aqueles que oferecem longa duração com fixação mesmo com à prova de máscara.
Ao longo da pandemia, a rotina de cuidados pessoais e os hábitos de maquiagem mudaram. Em especial, os batons foram alvo das principais mudanças. A s máscaras de proteção (indispensáveis!) tiraram um pouco do brilho desse item que passou a ser menos procurado no mercado. Segundo a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), em 2020, a categoria de maquiagem como um todo teve uma queda de 18% nas vendas, mas os batons acusaram um descréscimo maior, de 29%. Os especialistas da Associação não se surpreenderam com esses números, os entendem como um reflexo das mudanças de comportamento em uma realidade pandêmica.
Mas os batons estão prestes a virar esse jogo. Ainda segundo a ABIHPEC, a procura por esse item aumentou, a partir de abril de 2021, e já sinaliza uma reação positiva. Essa recuperação vem se consolidando em maio e junho desse ano. Sim, continuamos a usar máscaras de proteção, então, o que será que mudou? Como possível resposta, os especialistas da ABIHPEC lembram que culturalmente o uso do batom está relacionado ao estado de espírito de quem usa. Ou seja, talvez com o avanço das vacinações, estejamos todos mais animados com o futuro e mais propensos a alegrar a make com os lábios coloridos. Com relação ao futuro próximo dessa make, a previsão é que os batons de longa duração e que não borram mesmo com a máscara sejam a principal tendência para os próximos meses, junto com os itens que hidratam e amaciam os lábios. Faz sentido. Prenúncio de meses melhores, mas ainda com a máscara que garantem a beleza de se cuidar.
Fonte: Marie Claire