Edna da Silva Cardim é paciente do Hospital Pérola Byington, em São Paulo, e na última terça-feira, 8 de fevereiro, estava internada para dar continuidade ao tratamento contra o câncer. Seria somente mais um dia de exames e rotinas médicas, não fosse esta a data de ação do projeto “De Bem Com Você – A Beleza contra o câncer”, associado ao Look Good Feel Better, que busca recuperar a auto-estima de mulheres por meio de oficinas de automaquiagem, com produtos doados por empresas patrocinadoras e trabalho feito a partir do auxílio de profissionais voluntários.
No Brasil o projeto é realizado pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) e está execução desde novembro/2011, já tendo realizado quatro oficinas no Hospital Pérola Byington, por profissionais maquiadores e assistentes, ambos voluntários.
Nessas oficinas foram atendidas 33 pacientes em tratamento oncológico ambulatorial, que aprenderam técnicas e dicas de automaquiagem, amenizando os sinais causados pelo tratamento e melhorando o cotidiano das pacientes.
O projeto conta até esse momento com o patrocínio de 16 empresas (Avon, De Sírius, Gojo, Grupo Boticário, Ion/Polytechno, Jequiti, Kimberly-Clark Brasil, Lal Clínica, Linus, L´Oréal, Mary Kay, NIVEA, Payot, Procter&Gamble, Skala e Valmari), que também participam com a doação de produtos que compõem a nécessaire entregue às pacientes. Atualmente esse kit contém cerca de 40 itens.
“Hoje foi possível sair um pouco do ambiente do hospital, de ser um pouco mais feliz e descobrir que alguém realmente se lembra da gente”, falou Cardim, que, além de participar da oficina, ainda recebeu uma nécessaire recheada de produtos do setor.
Para o presidente da ABIHPEC, João Carlos Basilio, é de grande importância a coordenação da Entidade, pois a Associação é capaz de articular estratégias com grandes empresas e organizar de maneira eficiente as atividades. “Os produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos são objetos de desejo para todas as mulheres e realçam nelas uma auto-estima que pode ter sido abalada pelas consequências físicas do tratamento. Resgatar esse orgulho é uma maneira de auxiliá-las na batalha contra a doença”, explica Basilio.
“É um momento de grande satisfação – tanto para nós quanto para as pacientes – observar a alegria estampada nos rostos logo após a Oficina”, diz Impéria Calazans, coordenadora do projeto pela ABIHPEC.
A paciente Núbia das Graças Soares, que também participou da Oficina, concorda com o presidente e relembra que “(…) dá para continuar bonita mesmo no hospital, com truques rápidos de maquiagem e cuidados com a pele. Nem sabia que existiam tantos produtos de beleza assim”.
“A ação é uma forma de dar folga à doença, esquecer dos procedimentos médicos e lembrar-se de que a vida não para por causa do câncer, que temos de seguir em frente e que auto-estima é uma poderosa arma de auxílio na batalha. É incrível ver como as pacientes chegam cansadas, devagar, e começam a se iluminar, a crescer até mesmo na postura”, afirma a doutora Faride Amar Cohen, da diretoria do Pérola Byington.
A oficina contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Cancerologia, projeto Beautycare Brazil e profissionais voluntários em fotografia (Ricardo K Studio); filmagem (Tarin Picker), edição de vídeo (Preto & Branco); formatação da marca (Newstyle) e produção gráfica (Elemento Design).
Edna da Silva Cardim is a patient at Hospital Pérola Byington, in São Paulo. Last Tuesday, February 8, she was hospitalized in order to continue her treatment against cancer. It would be just another day of medical exams and routines, except that that was one of the active dates of project “Feeling Well With Your Own Self – Beauty Against Cancer”. This project relates to Look Good Feel Better, which seeks to recover women self-esteem through self-make-up workshops using products donated by sponsoring companies and the help of volunteer professionals.
In Brazil, this project is performed by ABIHPEC (Brazilian Association of the Cosmetic, Toiletry and Fragrance Industry) since November/2011, by already accomplishing four workshops at Hospital Pérola Byington, with professional make-up artists and assistants, both volunteer.
33 patients under outpatient cancer treatment participated in these workshops. They learned self-make-up techniques and hints in order to lessen the signs left by the treatment and improve their self-esteem.
Up to this moment, the project counts on the sponsorship of 16 companies (Avon, De Sírius, Gojo, Grupo Boticário, Ion/Polytechno, Jequiti, Kimberly-Clark Brasil, Lal Clínica, Linus, L´Oréal, Mary Kay, Nívea, Payot, Procter&Gamble, Skala and Valmari), which also donate the products included in the nécessaire offered to the patients. Currently, this kit contains around 40 items.
“Today, it has been possible to leave, in a certain way, the environment of the hospital, being a little happier and discovering that some people really care about us”, said Miss Cardim who, besides participating in the workshop, also received a nécessaire full of products from the sector.
According to ABIHPEC President, João Carlos Basilio, the coordination of the Entity is very important, because the Association is able to set up strategies with big companies and organize activities in an efficient way. “CTF products are objects of desire for every woman, and improve their self-esteem, which might have been shaken because of the physical consequences of the treatment. To rescue their pride is a way of helping them to fight the disease”, explained Basilio.
“It is a moment of great satisfaction – both for us as well as for the patients – to observe their happy faces right after the Workshop”, said Impéria Calazans, coordinator of the project on the part of ABIHPEC.
Patient Núbia das Graças Soares, who also participated in the Workshop, agrees with our president, and reminds that “(…) it is possible to remain beautiful, even in the hospital, with quick make-up tricks and skin care. I wasn’t aware of the existence of so many beauty products”.
“This action is a way of leaving the disease aside, by forgetting about medical procedures and reminding that life doesn’t stop because of cancer, that we must go on, and that self-esteem is a powerful weapon to help in this battle. It is incredible how patients arrive tired, slow, and start to illuminate, to grow, even in their posture”, stated doctor Faride Amar Cohen, from Pérola Byington’s direction.
The workshop counted on the support of Sociedade Brasileira de Cancerologia (Brazilian Society of Cancerology), project Beautycare Brazil and photography (Ricardo K Studio); filming (Tarin Picker), video edition (Preto & Branco); brand formatting (Newstyle) and graphic production (Elemento Design) volunteer professionals.
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Edna da Silva Cardim es paciente del Hospital Pérola Byington, en São Paulo, y el último martes, 8 de febrero, estaba internada para seguir con su dar continuidad al tratamiento contra el cáncer. Sería solamente un día más de pruebas y rutinas médicas, si no fuera esta la fecha de acción del proyecto “De Bem Com Você – A Beleza contra o câncer”, asociado al Look Good Feel Better, que busca recuperar la autoestima de mujeres por medio de talleres de automaquillaje, con productos donados por empresas auspiciantes y trabajo hecho a partir del auxilio de profesionales voluntarios.
En Brasil, el proyecto lo lleva a cabo ABIHPEC (Asociación Brasileña de la Industria de Higiene Personal, Perfumería y Cosméticos) y está en ejecución desde noviembre/2011, ya habiendo realizado cuatro talleres en el Hospital Pérola Byington, con profesionales maquilladores y asistentes, ambos voluntarios.
En estos talleres, 33 pacientes en tratamiento oncológico ambulatorio recibieron atención, aprendieron técnicas y consejos de automaquillaje, reduciendo las señales causadas por el tratamiento y mejorando el cotidiano de las pacientes.
Hasta la presente fecha, el proyecto cuenta con el auspicio de 16 empresas (Avon, De Sírius, Gojo, Grupo Boticário, Ion/Polytechno, Jequiti, Kimberly-Clark Brasil, Lal Clínica, Linus, L´Oréal, Mary Kay, Nívea, Payot, Procter&Gamble, Skala y Valmari), que también participan con la donación de productos que componen la nécessaire que se entrega a las pacientes. En la presente fecha, este kit contiene aproximadamente 40 ítems.
“Hoy me ha sido posible dejar a un lado el ambiente hospitalario, ser un poco más feliz y descubrir que alguien se acuerda de nosotros de veras”, lo dijo Cardim, que, además de participar del taller, aún recibió una nécessaire llena de productos del sector.
Para el presidente de ABIHPEC, João Carlos Basilio, es de gran importancia la coordinación de la Entidad, pues la Asociación es capaz de articular estrategias con grandes empresas y organizar de manera eficiente las actividades. “Los productos de Higiene Personal, Perfumería y Cosméticos son objetos de deseo para todas las mujeres y resaltan en ellas una autoestima que puede haber sido dañada por los consecuencias físicas del tratamiento. Rescatar este orgullo es una manera de auxiliarlas en la lucha contra la enfermedad”, explica Basilio.
“Es un momento de gran satisfacción – ya sea para nosotros como para las pacientes – observar la alegría presente en los rostros justo después del Taller”, lo dijo Impéria Calazans, coordinadora del proyecto por ABIHPEC.
La paciente Núbia das Graças Soares, que también participó del Taller, está de acuerdo con el presidente y recuerda que “(…) se puede seguir bonita aunque estemos en el hospital, con trucos rápidos de maquillaje y cuidados con la piel. Ni siquiera sabía que existían tantos productos de belleza así”.
“La acción es la forma de dar un tiempo a la enfermedad, olvidar los procedimientos médicos y recordar que la vida no se detiene debido al cáncer, que debemos tirar adelante y que autoestima es una poderosa arma de auxilio en la lucha. Es increíble ver como las pacientes llegan cansadas, despacio, y empiezan a llenarse de luz, a crecer incluso en su postura”, afirma la doctora Faride Amar Cohen, del directorio del Pérola Byington.
El taller contó con el apoyo de la Sociedad Brasileña de Cancerología, proyecto Beautycare Brazil y profesionales voluntarios en fotografía (Ricardo K Studio); filmación (Tarin Picker), edición de vídeo (Preto & Branco); formateo de la marca (Newstyle) y producción gráfica (Elemento Design).