Sustentabilidade e e-commerce ganham a preferência dos consumidores franceses e abrem oportunidades para empresas brasileiras de HPPC
Workshop França promovido pelo projeto setorial Beautycare Brazil traçou um panorama das especificidades, tamanho do mercado e as tendências que permeiam o consumo de HPPC na França
Segundo dados do INSEE (órgão de estatísticas do país), cada francês gasta em média 10% do seu orçamento com produtos cosméticos. No ano passado, o Brasil exportou US$ 4,0 milhões para o país, com destaques para produtos para cabelos, pele, cremes de barbear e desodorantes. Com consumidores exigentes, com preferência por marcas éticas e ecossustentáveis, esse pode ser um cenário ainda mais promissor para a indústria brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC).
O Workshop França é uma realização do Beautycare Brazil, projeto de Internacionalização da Indústria Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, desenvolvido pela ABIHPEC em parceria com a ApexBrasil ,e tem como objetivo promover, facilitar e acelerar o processo de internacionalização das empresas do setor de HPPC e seus correlatos, sendo o seu objetivo principal alavancar o crescimento das exportações de produtos e serviços que envolvem a cadeia de valor do setor (produtos acabados, ingredientes, embalagens, serviços e acessórios em geral).
O evento contou com palestras de especialistas de comércio internacional e do campo regulatório da indústria de HPPC. Segundo Juliana Guiguet, que representou o Setor Comercial da Embaixada do Brasil em Paris no workshop, as empresas brasileiras podem explorar diversos nichos junto ao consumidor francês, que são bastante exigentes e atualmente buscam prioritariamente por produtos sustentáveis, personalizados e com embalagens reutilizáveis. “O consumidor francês é menos fiel a uma única marca e mais preocupado com questões éticas, de sustentabilidade e de origem natural e orgânica”, ressaltou.
Em sua apresentação, Guiguet destacou que o mercado francês de HPPC passa por um processo de evolução estrutural associado à beleza e ao bem-estar, com o surgimento de franquias voltadas para depilação, unhas, sobrancelhas, entre outros cuidados. Com o consumo em expansão após o período pandêmico, o país revela um cenário propício para chegada de novas marcas, produtos e serviços. O e-commerce, que ganhou a preferência dos franceses durante a pandemia, já aparece entre os cinco principais canais com a maior fatia de vendas no país.
Segundo a gerente de negócios internacionais da ABIHPEC, Gueisa Silvério, apesar de um mercado exigente, a França é um mercado promissor para as empresas brasileiras, já que o país é um dos principais consumidores mundiais e se destaca dentro dos países Europeus. “Este workshop tem como objetivo capacitar e demonstrar para as empresas brasileiras o potencial de exportações para o setor HPPC, já que estaremos presentes com 20 companhias expositoras na feira MCB Beauté Sélection, que acontecerá de 10 a 12 setembro de 2022”, afirma Gueisa.
A França é considerada uma vitrine mundial no comércio de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos e um dos principais parceiros comerciais do Brasil, figurando em 2021 a primeira posição no campo das importações com destaques para o comércio de produtos para pele, fragrâncias e higiene oral (US$ 133,5 milhões), e a 15ª posição nas exportações do Brasil.
Também participaram do workshop Felipe Guanaes, sócio-diretor da Avanzza, Ricardo de Nóbrega, gerente de Comércio Exterior, Elaine Gerchon, diretora de Inteligência de Mercado e Ariadne Morais, diretora de Assuntos Regulatórios da ABIHPEC.