Empresas apoiadas pelo projeto setorial movimentaram US$ 84,4 milhões entre os meses de janeiro e junho
O Beautycare Brazil, Projeto de Internacionalização da Indústria Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos e correlatos, criado pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), registrou crescimento de 9,9% das exportações no primeiro semestre de 2022, em comparação ao mesmo período ano passado. O volume movimentado chegou à casa dos US$ 84,4 milhões, resultado expressivo que confirma a tendência de crescimento observada nos últimos dois anos.
Entre janeiro e junho deste ano, as 77 empresas exportadoras que integram o projeto setorial comercializaram 120 produtos para 108 países, sendo a Argentina o principal mercado, seguido por Estados Unidos, Colômbia e Emirados Árabes. As exportações para a América do Sul representam 56% do total do resultado no período, seguido da América do Norte 15%, Ásia 13%, Europa (11%).
Ainda de acordo com o projeto setorial, que presta apoio estratégico à toda a cadeia de valor do setor HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), dos 77 produtos comercializados, os ingredientes correspondem a 62,6% do total exportado, seguido de produtos acabados 24,3%. Nessa vertical, o destaque fica para a categoria de produtos para cabelos 60,5%.
O suporte do Beautycare Brazil à internacionalização das empresas brasileiras de HPPC foi determinante para alcançar os resultados deste primeiro semestre de 2022. E isso se reflete tanto no aumento do número de empresas aderentes ao programa, como de participações em eventos internacionais. Somadas as participações nas feiras Cosmoprof Worldwide, In-cosmetics Global, MCB Beauté Seléction e Beautyworld Middle East (as duas últimas marcadas para setembro e outubro, respectivamente), a expectativa é atingir o maior número de empresas expositoras desde a criação do projeto.
“Estes resultados demonstram que a pauta de exportações do setor está ainda mais relevante e diversificada para toda a cadeia de valor. O reconhecimento pelo mercado internacional da qualidade dos produtos brasileiros, com diferenciais de inovação, tecnologia e ingredientes naturais, nos tornam referência em algumas categorias de produtos e nos colocam em destaque para conquistar ainda mais consumidores pelo mundo”, declara Gueisa Silvério, Gerente de Negócios Internacionais da ABIHPEC.
Sobre o Beautycare Brazil
O Beautycare Brazil é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Criado nos anos 2000, o projeto setorial tem a finalidade de promover, facilitar e acelerar o processo de internacionalização das empresas do setor de HPPC e seus correlatos, sendo seu objetivo principal alavancar o crescimento das exportações de produtos e serviços que envolvem a cadeia de valor do setor de HPPC (produtos acabados, ingredientes, embalagens, serviços e acessórios em geral), buscando alcançar 20% de aumento de resultados nos próximos 5 anos. Mais informações: www.beautycarebrazil.org.br
Sobre a ABIHPEC
A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada que tem como finalidade representar nacional e internacionalmente as indústrias de todos os portes desse setor, instaladas em todo país, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva. Mais informações: www.abihpec.org.br
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.