Metodologia para viabilizar pesquisas sobre ingredientes para HPPC torna-se ferramenta ainda mais estratégica na conjuntura atual, diz cientista do setor em webinar do Ciclo de Palestras Inovação ABIHPEC

Pandemia, guerra na Ucrânia, impactos socioambientais e até desastres naturais podem provocar escassez de insumos. Cerca de 40% do tempo de desenvolvimento de um produto é gasto com pesquisa.

A ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) realizou nesta terça-feira, 16 de agosto, mais um webinar do Ciclo de Palestras INOVAÇÃO ABIHPEC, sobre o tema Ingredientes alternativos em formulações do setor de HPPC, com Gabriel Kaetan Baio Ferreira, Customer Specialist do CAS (Chemical Abstracts Service, a division of the American Chemical Society). Doutor em Química pela UFPR, o cientista falou sobre a importância de pesquisas com base em literatura técnico-científica a exemplo de artigos científicos, teses acadêmicas e patentes para busca de ingredientes alternativos. Marina Kobayashi, gerente de Inovação da ABIHPEC, foi a moderadora do evento.

“Atualmente já descobrimos por meio de levantamentos que o processo de pesquisa para desenvolvimento de produtos ocupa 40% do (tempo do) formulador. É um investimento muito alto e com ferramentas à base de inteligência artificial existentes no mercado, é possível otimizar esse processo”, destacou o cientista. Gabriel também enfatizou que contextos como o da pandemia ou da guerra da Ucrânia, podem trazer escassez de determinados insumos, daí a importância da pesquisa em ingredientes alternativos.

Questões como marcos regulatórios, impactos no meio ambiente, substituição por ingredientes regionais que tenham a mesma ação e melhor custo-benefício são outros fatores apontados por Gabriel que devem impulsionar cada vez mais a assertividade e a competitividade para a fabricação de produtos de HPPC.

Conheça o Portal INOVAÇÃO ABIHPEC: www.inovacaoabihpec.org.br

 

 

Open chat
Como posso te ajudar?

Para entender o comportamento de compras durante o Dia dos Pais, a área de Inteligência de Mercado da ABIHPEC está conduzindo um mapeamento detalhado sobre comportamentos, tendências e preferências de presentes para essa data especial.

Participe! A pesquisa é rápida e simples, e todas as respostas são anônimas: