Workshop Arábia Saudita e Emirados Árabes mostra potencial de exportação para indústria brasileira de HPPC
Evento apresentou dados e comportamento de consumo dos países, além de abordar aspectos regulatórios para exportação
Com o objetivo apresentar informações e oportunidades de negócios nos dois principais países árabes que o setor HPPC possui relações comerciais no Oriente Médio, a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) realizou nesta quarta-feira, 17, o Workshop Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, promovido pelo Beautycare Brazil, projeto de Internacionalização da indústria Brasileira de HPPC, desenvolvido pela ABIHPEC em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
O evento abordou questões fundamentais sobre o comportamento de consumo, dados de mercado, balança comercial, acordos e tarifas de importação, além de assuntos regulatórios para exportação. Participaram Nadia El Kadre, chefe do Setor de Promoção da Embaixada do Brasil em Abu Dhabi; Nisreen Mousa, economista da Embaixada do Brasil em Riade; e Tatiana Riera, chefe de Operações da ApexBrasil Oriente Médio e Norte da África, além de especialistas nos temas abordados. Os palestrantes mostraram o potencial econômico dos dois países, assim como dados e legislações vigentes para que as empresas brasileiras desenvolvam suas estratégias para realizar parcerias comerciais e ampliar seus negócios.
De acordo com os painelistas, a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos ocupam posição de destaque na região, com forte perspectiva de crescimento de consumo de HPPC nos próximos anos. Apesar das diferenças culturais entre os brasileiros e a população árabe, o comportamento de consumo são similares quando observados os principais canais de venda (supermercados, lojas especializadas e farmácias), assim como o crescimento de compras via e-commerce e a relevância das redes sociais.
Em 2021, o Brasil exportou para os Emirados Árabes Unidos (EAU) US$ 9,2 milhões e US$ 4,6 milhões para Arábia Saudita, sendo os produtos para cabelos os mais comercializados, representando, respectivamente, 87% e 96% das vendas brasileiras.
Em relação às questões sanitárias, foram apresentadas as legislações vigentes, órgãos reguladores, processos para registro de produtos e questões específicas como a possibilidade de certificação HALAL (recomendações islâmicas sobre uso de vestimentas, imagem entre outros critérios), um diferencial competitivo para que o consumidor prestigie um novo produto.
“Temos uma facilidade compreender e aplicar as exigências regulatórias nestes países, pois assim como o Brasil, os Emirados Árabes e a Arábia Saudita têm como modelo os conceitos técnicos similares aos do mercado europeu”, explicou o consultor Filipe Guanaes, sócio-diretor da consultoria Avanzza, painelista convidado para esclarecimentos sobre questões regulatórias.
Segundo Gueisa Silvério, gerente de Negócios Internacionais da ABIHPEC, o workshop teve como objetivo principal preparar os executivos brasileiros para eventos comerciais de peso na segunda quinzena de outubro, Rodada de Negócios Arábia Saudita, em Riade, que contará com 17 empresas participantes nos dias 24 a 27; e a Feira Beautyworld Middle East (BWME) , entre 31 de outubro e 2 de novembro, em Dubai, com 51 empresas expositoras.
A rodada de negócios em Riade foi planejada para anteceder feira BWME, tradicional evento que recebe milhares de visitantes região e de outros continentes. Na avaliação de Gueisa, a realização de dois eventos consecutivos possibilitará economia em tempo e esforços dos empresários em uma única viagem para Oriente Médio, atendendo os dois principais mercados da região.
“Temos uma expectativa muito boa de crescimento e oportunidades de negócios, especialmente pelo profundo interesse dos participantes do workshop. Temos um número recorde de empresas expositoras em Dubai, em relação aos eventos já realizados pelo Projeto Setorial Beautycare Brazil”, disse a executiva.