Terceira edição do Tissue Summit Brasil é concluída com sucesso
O principal evento dos mercados de tissue e personal care do país reuniu grandes marcas e executivos na última semana, em São Paulo
Nos dias 8 e 9 de março, foi realizado o Tissue Summit Brasil 2023, principal evento dos mercados de papel tissue e personal care do país, que reuniu grandes marcas e executivos da indústria. Idealizado por Felipe Quintino, fundador e CEO do Nexum Group, o evento deste ano teve como tema “ESG: Inovando com responsabilidade”. Com cerca de 300 participantes, o Tissue Summit Brasil possibilitou conexões que propiciaram a realização de bons negócios, parcerias e troca de conhecimentos.
“O evento de 2023 nos surpreendeu bastante e positivamente, primeiro por conta do número de inscritos. Nós dobramos a quantidade de participantes em relação ao ano passado e aumentamos o número de patrocinadores consideravelmente”, diz Felipe Quintino.
Outro momento importante foi o lançamento da Tissue Summit Magazine, publicação feita especialmente para o Tissue Summit Brasil 2023 e entregue a todos os participantes. Nela, estavam contidos conteúdos especiais sobre a pauta ESG, a programação do evento e tudo de mais atual que acontece nos mercados de tissue e personal care. Após a estreia bem-sucedida, a revista estará disponível nas próximas edições do evento no Brasil e na América Latina.
Neste ano, a programação do evento foi ainda mais robusta, repleta de atividades enriquecedoras. Houve palestras de especialistas do mercado, exposições e três painéis de debate. O painel especial de Dia da Mulher “A mulher no mercado de papel tissue e personal care” foi mediado por Marina Faleiros, gerente editorial da Fastmarkets Risi, e teve a participação de executivas do mercado – Luciana Dobuchak, diretora comercial da IPEL; Talitha Lima, diretora da Lutepel; Regiane Herchcovitch, diretora de P&O e PMO da Softys; Karla Brandão, diretora de gestão e comunicação da Abihpec; e Hazel Villareal, diretora de marketing South Latam da Essity.
Já o painel “ESG no mercado de papel tissue” contou com a presença de Luciano Barboza, CEO da IPEL; Luis Delfim, diretor geral da Softys; e Gregori Tormen, CEO da Claramax Papéis.
No segundo dia, o painel “ESG no mercado de personal care” teve a participação de Heraldo Villalta, CEO da CCM; Victor Hernández, vice-presidente de vendas e marketing da Essity para South Latam; Marcelo Zenni, diretor de operações da Softys; e Alex Ornelas, vice-presidente de operações Latam da Drylock. Ambos foram mediados por Felipe Quintino.
Outros destaques foram as apresentações de experts como Paula Ferolla, research analyst da Euromonitor Internation, que falou sobre geração de valor no mercado de tissue e higiene no Brasil; Adriano Canela, partner at McKinsey & Company, que abordou tendências e oportunidades além do core business para a indústria de tissue; e Dineo Silverio, CEO da ConnectTissue, que tratou sobre ESG na prática em fábricas de tissue.
“O tema ESG: inovando com responsabilidade agregou muito ao evento. Conseguimos trazer um debate a respeito dessa pauta e mostrar que ela já é aplicada pela indústria de tissue e personal care há muitos anos, por diversas empresas – independentemente do seu tamanho – mas não é tão falada; muitas indústrias ainda não denominam como “ESG” as ações que realizam. No debate que trouxemos durante os dois dias, as empresas saíram com essa visão, de que elas já praticam ESG, e acredito que agora muitas delas vão incorporar isso em suas agendas e começar a divulgar mais essas iniciativas interna e externamente”, completa Quintino.
Outra novidade foi o formato do evento, que, além dos tabletops, contou com stands dos patrocinadores e expositores, que puderam apresentar suas soluções em um ambiente integrado e dinâmico pensado para estreitar relacionamentos entre os players do mercado.
Assim como no passado, um dos momentos mais aguardados foi a entrega do Prêmio Tissue Online, que homenageou as personalidades, empresas e produtos que obtiveram destaque no mercado no último ano. Alinhada à temática de ESG proposta pelo evento, o prêmio lançou a nova categoria “Inovando com Responsabilidade” e, além da tradicional premiação para fabricantes e convertedores, condecorou os principais fornecedores da cadeia produtiva de tissue e personal care.
“Gostaria de deixar um agradecimento especial a todos os nossos clientes, parceiros, patrocinadores e expositores por mais uma vez confiarem em nosso trabalho. Agradeço também a toda a equipe do Nexum Group pela realização de mais um evento de sucesso”, conclui Quintino.
PRÓXIMOS EVENTOS
O próximo evento organizado pelo Nexum Group será o Tissue Summit Latinoamérica, em 13 e 14 de setembro, na cidade de Bogotá, na Colômbia. Para 2024, no Brasil, já está confirmada a quarta edição do Tissue Summit e o lançamento do Packaging Summit, voltado para a indústria de embalagens de papel, ambos em março, em São Paulo.
Fonte: Tissue Online