Corrente de comércio internacional do setor cresce 14,1% no 1º bimestre

A Abihpec informa que a corrente de comércio internacional do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos apresentou crescimento de 14,1% no primeiro bimestre de 2023, em comparação ao mesmo período de 2022, atingindo a marca de U$249,1 milhões.

As exportações de janeiro-fevereiro totalizaram US$ 125,4 milhões, o que representa um aumento de 9,5%, sendo o desodorante o produto mais exportado no período, com uma alta de 43,7%. As importações cresceram 19,1%, totalizando US$ 123,7 milhões, contra US$ 103,8 milhões registrados no primeiro bimestre do ano anterior.

Apesar do saldo comercial superavitário de US$ 1,7 milhão, o valor é 84,1% menor na comparação com o superávit do mesmo período de 2022. “Além da queda no volume exportado, seguimos sendo impactados pelo aumento no preço dos bens do setor e pelos elevados custos logísticos internacionais, que estão ocasionado impactos nas operações de comércio internacional”, afirmou João Carlos Basilio, presidente-executivo da Abihpec.

Entre os principais destinos de exportações, o México foi o destaque, com alta de 92% entre janeiro e fevereiro de 2023. A Argentina aparece em segundo lugar, com 16,2% e na sequência a Colômbia, com 8%. De acordo com Basilio, o setor defende um ambiente mais justo e competitivo para o comércio exterior brasileiro, que depende do reforço de reformas estruturais, como a tributária, além do avanço de uma agenda de comércio que priorize negociações comerciais com países da América Latina, sobretudo com México e mercados da América Central.

A Abihpec mantém ações para a redução de entraves nas exportações, com o objetivo de ampliar a participação dos bens de HPPC no mercado internacional. No entanto, o setor ainda segue com dificuldades para o acesso a mercados locais, como é o caso da Argentina, onde as exportações nos últimos dois anos estão aquém do potencial do setor para entrada nos países do Mercosul.

“Apesar de ser cedo para afirmar, temos a expectativa de avançar 2023 com desempenho positivo nas exportações do setor, a exemplo do resultado dos últimos anos”, disse Basilio.

Fonte: Cosmetics Online

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