ABIHPEC discute estratégias de combate às emissões de Gases de Efeito Estufa

A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) promoveu, na quarta-feira (16), o webinar “Planos de adaptação, compensação e mitigação da emissão de gases de efeito estufa”, evento em parceria com a GSS, consultoria referência em carbono e bioinovação. O tema tem ganhado cada vez mais relevância devido ao impacto significativo das emissões no meio ambiente e nas mudanças climáticas e do papel fundamental das indústrias na contenção dos danos.

De acordo com a consultoria, existem diversos conceitos que permeiam as ações que podem fazer parte dos planos das empresas contra os gases de efeito estuga (GEE). Um deles é a ‘compensação de emissões’, quando a companhia promove, por meio de projetos, a neutralização das emissões de GEE, visando equilibrar a quantidade de gases emitidos na atmosfera, um exemplo prático é o ‘reflorestamento’.

Já a redução de GEE envolve a diminuição real das emissões de gases de efeito estufa na fonte. Isso significa adotar medidas e estratégias para limitar a quantidade de gases liberados na atmosfera.

Gabriel Chaves, gerente de Mudanças Climáticas da GSS, alerta que ‘apenas reduzir as emissões não é suficiente.

Ou seja, para lidar com as mudanças climáticas, o ideal é adotar um plano de ação que contemple ambas as estratégias – compensar e reduzir – assim tornando os resultados mais eficientes. No entanto, começar a gestão ambiental dentro da empresa é um primeiro passo, importante e fundamental, para lidar com os impactos do processo produtivo e os riscos climáticos’, finaliza.

O webinar desta quarta-feira também contou com as presenças de Fabio Brasiliano, diretor de Bioeconomia e Clima da ABIHPEC e Paulo Zanardi, diretor da GSS.

Sobre a ABIHPEC

A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada que tem como finalidade representar nacional e internacionalmente as indústrias de todos os portes desse setor, instaladas em todo país, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva.

Open chat
Como posso te ajudar?