Organizada pelo departamento de Negócios Internacionais da ABIHPEC, em colaboração com a Embaixada do Brasil no Marrocos, a presença das empresas brasileiras no evento registrou um aumento expressivo
A Feira Cosmetista, um dos principais eventos do mercado de cosméticos do mundo, encerrou sua mais recente edição com ampliação da participação brasileira. Realizada de 11 a 14 de maio de 2024, no Marrocos, a feira teve por objetivo promover o crescimento dos negócios e aumentar a presença da indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos do Brasil no mercado internacional.
Organizado pelo departamento de Negócios Internacionais da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), em colaboração com a Embaixada do Brasil em Marrocos e com o apoio institucional do Beautycare Brazil, projeto setorial realizado em parceria entre a ABIHPEC e a ApexBrasil, a participação das empresas brasileiras neste ano teve um aumento no número de empresas brasileiras participantes, demonstrando o interesse do País pelo mercado marroquino.
Em 2022, a ABIHPEC foi convidada pela Embaixada para realizar rodadas de negócios e estudos de mercado. Já em relação à Feira, essa é a segunda participação consecutiva do Brasil, que marcou presença também no último ano.
Em 2024, sete empresas brasileiras participaram da feira compondo o segundo maior pavilhão do evento, consolidando a posição do Brasil como um líder no mercado global de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Todas as empresas participantes são especializadas em produtos para cabelos e apresentaram os avanços da inovação e a qualidade da indústria nacional. As empresas expositoras foram: Fit Cosmetics; Macpaul Professional; Korban; Soul Professional; Prohall; Brscience Profissional e Floractive. Em outros pavilhões, outras cinco empresas participantes do projeto Beautycare Brazil também estiveram presentes no evento, por meio de parceria com seus distribuidores locais. Juntas, as empresas realizaram 209 contatos, com expectativa de mais US$ 305.000 em negócios para os próximos 12 meses.
De acordo com a ABIHPEC, no ano passado, as exportações das empresas apoiadas pelo projeto setorial Beautycare Brazil totalizaram US$ 1,1 milhão, refletindo um crescimento de 10% em relação ao ano anterior. Para a entidade, as expectativas para 2024 também são otimistas.
Pavilhão brasileiro recebeu as presenças ilustres do Embaixador do Brasil em Rabat, Alexandre Guido Lopes Parola, e a coordenadora de comércio exterior da embaixada, Hanane Soussan.
Sobre o Beautycare Brazil – O Beautycare Brazil é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Criado nos anos 2000, o projeto setorial tem a finalidade de promover, facilitar e acelerar o processo de internacionalização das empresas do setor de HPPC e seus correlatos, sendo seu objetivo principal alavancar o crescimento das exportações de produtos e serviços que envolvem a cadeia de valor do setor de HPPC (produtos acabados, ingredientes, embalagens, serviços e acessórios em geral). Mais informações: www.beautycarebrazil.org.br.
Sobre a ABIHPEC – A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada que tem como finalidade representar nacional e internacionalmente as indústrias do setor, instaladas em todo país e de todos os portes, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva.
Sobre a ApexBrasil – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.