Unilever apresenta suas estratégias de descarbonização em evento da ABIHPEC
Durante o webinar, a empresa compartilhou as metas e ações para a redução das emissões de gases de efeito estufa, além de outros detalhes de sua agenda de sustentabilidade de longo prazo, como as estratégias de gerenciamento do plástico, da conservação ambiental e do impacto social
A busca pela descarbonização e sustentabilidade há muito se tornou uma prioridade nas estratégias das principais indústrias globais. Estimuladas pelo urgente combate às mudanças climáticas e pela visão de longo prazo para um futuro mais sustentável, essas empresas têm se empenhado em implementar medidas para reduzir seu impacto ambiental.
O webinar “Cases de Descarbonização no Setor de HPPC”, realizado nesta quarta-feira (12 de junho) pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), trouxe a experiência da Unilever acerca do tema. Juliana Abreu, gerente de sustentabilidade da Unilever, compartilhou os planos ambiciosos da empresa, que incluem a meta de alcançar zero emissões líquidas em toda a sua cadeia de valor até 2039.
Essa visão de futuro da Unilever também se traduz em ações imediatas. Até 2030, a empresa se compromete a reduzir em 100% as emissões absolutas de gases de efeito estufa (GEE) em suas operações, em comparação com os níveis de 2015. Além disso, já atingiu 92% de sua energia elétrica a partir de fontes renováveis em todas as suas operações.
A gestão responsável do plástico é outra frente para a organização, que, com metas definidas, planeja reduzir o uso de plástico virgem em 30% até 2026 e em 40% até 2028, baseado nos números de 2019. “Essas iniciativas refletem o compromisso da Unilever em enfrentar os desafios ambientais com ações concretas”, afirmou Juliana.
Além disso, a empresa estabeleceu metas globais em relação à conservação da natureza e ao seu impacto social. Buscando um fornecimento livre de desmatamento e a proteção e regeneração de 1 milhão de hectares de ecossistemas naturais, a Unilever também se compromete a implementar práticas de agricultura regenerativa em larga escala até 2030. No âmbito social, pretende auxiliar 250 mil agricultores de pequeno porte e apoiar 2,5 milhões de pequenas e médias empresas (PMEs) até 2026, além de promover a garantia de salários dignos.
O webinar “Cases de Descarbonização no Setor de HPPC” foi conduzido por Fábio Brasiliano, diretor de desenvolvimento sustentável, e Melissa Souza, gerente de desenvolvimento sustentável da ABIHPEC. A próxima edição da série de webinares Cases de Descarbonização será realizada em agosto e trará como convidada a empresa L’Oréal. Acompanhe a agenda de eventos da entidade através do site.
Sobre a ABIHPEC – A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada que tem como finalidade representar nacional e internacionalmente as indústrias do setor, instaladas em todo país e de todos os portes, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva.