ABIHPEC promove os métodos alternativos ao uso de animais no setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos em Webinar

ABIHPEC promove os métodos alternativos ao uso de animais no setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos em Webinar

O evento, promovido pela Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, debateu a integração de centros mundiais de validação de metodologias alternativas, da indústria, dos órgãos reguladores e da academia

Promovido pela ABIHPEC, o webinar “Métodos Alternativos ao Uso de Animais para a Indústria de HPPC” foi realizado no último dia 3 com o objetivo de promover discussões e disseminar métodos alternativos ao uso de animais na indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, dando visibilidade para as iniciativas no campo da ciência que estão sendo realizadas em nosso país. O encontro virtual, foi coordenado pela Diretora de Assuntos técnico-regulatórios da ABIHPEC, Ariadne Morais, e teve como convidado principal Octavio Presgrave, coordenador do BracVAM (Centro Brasileiro para Validação de Métodos Alternativos) e deu continuidade à série de eventos e conteúdos criados e promovidos pela ABIHPEC acerca do tema. A iniciativa foi pensada e estruturada para atender ao maior número de interessados no tema, sendo gratuita e aberta ao público em geral.

“No Brasil, já existem cerca de 20 grupos de pesquisadores que trabalham com a elaboração de métodos alternativos para o uso de animais e que realizavam seus estudos isoladamente. Faltava um espaço que reunisse esses estudos e organizasse o potencial de pesquisa brasileiro e o BraCVAM veio para preencher essa lacuna”, explicou Presgrave.

Segundo ele, o BraCVAM surgiu para preencher essa lacuna eorganizar a expertise e a demanda nacional por métodos que substituam ou reduzam o uso de animais em pesquisas Em conjunto com o Conselho Nacional de Experimentação Animal (Consea) e a Rede Nacional de Métodos Alternativos (Renama),

“O desenvolvimento e a validação de alternativas científicas para testes em animais, não deve ser enxergada somente a partir de uma perspectiva ética, mas também na tomada de decisão de avaliação de segurança com o uso de informações de maior relevância para seres humanos. Para ser eficaz nesses esforços, é preciso que exista uma boa interação entre os centros de validação mundiais, a indústria, os órgãos reguladores, a academia e outras partes interessadas”, destacou Presgrave.

O coordenador do BracVAM ressaltou que a realidade atual demanda por novos métodos em pesquisas biomédicas. Tais como as New Approach Methods (NAM), alternativas metodológicas para avaliação de compostos sem fazer uso de animais. “A crescente e atual atenção dada aos NAMs pelas agências regulatórias do mundo todo atestam então a importância que eles detêm nesses novos tempos. Poder decisório progressivo, maior agilidade na pesquisa e no acesso regulatório e possibilidade de uso de dados humanos como golden standard estão entre as vantagens do uso das NAMs”, afirmou.

Para o especialista, este é o caminho para assegurar uma robusta cooperação internacional, colaboração intersetorial e comunicação na execução e revisão por pares de estudos de validação, além de acelerar a aceitação internacional de métodos pelas autoridades reguladoras e sua implementação e uso pelas partes interessadas. Também permite alcançar maior eficiência e eficácia, evitando a duplicação de esforços e alavancando recursos limitados.

Em seguida, após rápida fala de Elias de Jesus, gerente administrativo do BracVAM, foram respondidas, com intermediação de Ariadne Morais, Diretora de Assuntos Técnicos e Regulatórios da ABIHPEC, perguntas dos espectadores do webinar.

Vale destacar que o setor de HPPC já não realiza testes em animais há mais de 10 anos no Brasil. A ABIHPEC possui um Grupo de Trabalho sobre Métodos Alternativos, composto por aproximadamente 50 empresas associadas. O grupo desenvolve um conjunto de atividades com foco na promoção de ações que apoiam, viabilizam e disseminam a implementação das metodologias alternativas ao uso de animais no Brasil. Além disso, estabelece posicionamentos do setor, tecnicamente embasados, para serem defendidos pela entidade nos diferentes fóruns de regulamentação no Brasil e internacionalmente.

Sobre a ABIHPEC – A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada que tem como finalidade representar nacional e internacionalmente as indústrias do setor, instaladas em todo país e de todos os portes, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva.

Open chat
Como posso te ajudar?