Mudanças Climáticas – ABIHPEC

As mudanças climáticas são um dos maiores desafios da atualidade, não só para o governo e a sociedade, mas também para as empresas. O aumento da temperatura média global, a elevação do nível do mar, a  intensificação de eventos climáticos extremos e a perda de biodiversidade, são alguns dos efeitos que podem afetar negativamente a  atividade econômica, a segurança alimentar, a saúde humana e a estabilidade social.

 As mudanças climáticas, portanto, precisam ser consideradas como um dos riscos estratégicos para as empresas de todos os portes e segmentos.

Além de mitigar estes potenciais impactos negativos, as empresas podem aproveitar as oportunidades que surgem com a transição para uma economia de baixo carbono: com o desenvolvimento de novos produtos e serviços, a melhoria da eficiência energética, a inovação tecnológica e a criação de valor compartilhado com os stakeholders.

 As empresas que ignorarem as mudanças climáticas podem perder competitividade, reputação e lucratividade, além de enfrentar riscos legais, regulatórios e financeiros. As práticas de gestão climática vêm ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo, especialmente diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas e pela crescente demanda por responsabilidade socioambiental. A gestão climática consiste em adotar medidas para mensurar e reduzir as emissões de gases de efeito estufa, mitigar os riscos e aproveitar as oportunidades associadas ao clima, tanto na própria organização quanto na sua cadeia de valor. Além de contribuir para a conservação do meio ambiente, a gestão climática também pode trazer benefícios econômicos e competitivos para as empresas, como a redução de custos, a melhoria da reputação, a inovação de produtos e serviços, o acesso a novos mercados e o aumento da resiliência.

 A ABIHPEC segue apoiando o setor de HPPC na construção de sua estratégia de descarbonização, acompanhando os compromissos e metas climáticas assumidas pelo Brasil e almejando atingir, num futuro próximo, a neutralidade das emissões de gases de efeito estufa. É fundamental, portanto, que as empresas incorporem as mudanças climáticas em suas estratégias de negócio, avaliando riscos e oportunidades, definindo metas e planos de ação para curto, médio e longo prazo, além de monitorar e reportar os resultados atingidos aos seus públicos de interesse.

Para acessar todo o conteúdo disponível sobre este tema, acesse: https://abihpec.org.br/meio-ambiente-2/mudancas-climaticas-abihpec-2/

Para acessar a 1ª edição da Trilha de Descarbonização do Setor de HPPC, acesse: https://abihpec.org.br/meio-ambiente-2/mudancas-climaticas-abihpec/trilha-de-descarbonizacao-do-setor-de-hppc-1a-edicao/

Open chat
Como posso te ajudar?