Tipo de Clipping: WEB Assunto: Comércio Exterior Data: 03/08/2012
Veículo: Folha de S.Paulo
03/08/2012 – 18h59
Auditores da Receita Federal mantêm operação padrão
DE BRASÍLIA
Os auditores fiscais da Receita Federal decidiram manter a operação padrão realizada desde 18 de junho com objetivo de pressionar o governo a conceder aumentos salariais.
Sindicato diz que governo abriu brechas para fraudes
Auditores da Receita em greve ameaçam radicalizar
A decisão foi tomada pelos trabalhadores em assembleias realizadas na quarta-feira que tiveram o resultado divulgado apenas hoje.
Na assembleia, também foi decidido que os auditores que trabalham na parte administrativa –ou seja, que não fazem a fiscalização nas aduanas– farão uma paralisação de 24 horas no dia 8 de agosto, para quando está agendada uma manifestação dos servidores públicos, em frente ao Palácio do Planalto, contra a postura do governo de não negociar reajuste salarial com grevistas.
Segundo o Sindifisco, sindicato que representa a categoria, a operação causa atrasos no recolhimento de impostos de importação e exportação.
Além disso, os auditores deixam de recolher as multas aplicadas às empresas por irregularidades no comércio exterior.
O Sindifisco afirma que a fiscalização está sendo feita, mas as multas não estão sendo lançadas imediatamente no sistema.
A estimativa do sindicato, feita a partir dos dados de 2011, é de que R$ 7 bilhões deixaram de ser recolhidos por causa dessas duas medidas nos 30 primeiros dias da operação padrão.
Divulgação
Pátio automotivo do porto de Rio Grande (RS); milhares de veículos estão parados devido à paralisação