PDS/HPPC apresenta oportunidades para micro e pequenas empresas


O Programa de Desenvolvimento Setorial de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, coordenado pela ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) e SEBRAE Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) inicia em 2013 as ações do próximo biênio. O programa integra 12 núcleos regionais e atende cerca de 260 micro e pequenas empresas.

Entre as novidades programadas está a atualização do Caderno de Tendências, um projeto de alto interesse para as empresas, pois detecta os mais importantes direcionamentos de vários segmentos, facilitando nas decisões comerciais e de desenvolvimento de produtos. “Esperamos ansiosos pela atualização do Caderno de Tendências, pois é uma ferramenta que direciona todo o nosso marketing e nosso departamento de desenvolvimento de produtos”, diz Luciana Marques, diretora técnica da Extratos da Terra (Núcleo de Santa Catarina). “Aqui participamos de todas as ações oferecidas pelo PDS/HPPC, pois além da informação apresentada temos um contato muito próximo com os profissionais da área. É uma oportunidade de tirar dúvidas, conversar e ajustar pequenos processos na empresa”, completa.

Outra publicação aguardada é o “Guia de Microbiologia – Adequação e Disseminação”, um compilado de recomendações sobre como realizar os testes obrigatórios pela legislação brasileira. “O PDS/HPPC dá oportunidade às micro e pequenas empresas de acessarem informações diferenciadas, que podem auxiliá-las no desenvolvimento de seus negócios”, diz o presidente da ABIHPEC, João Carlos Basilio.

Na área de Inovação e Tecnologia, diversos eventos irão compor o calendário do setor em 2013. Entre eles estão programados o Encontro Internacional de Nanotecnologia, dias 24 e 25 de junho e o Encontro Internacional de Inovação e Tecnologia, dias 23 e 24 de setembro, ambos em São Paulo. Promovidos pelo ITEHPEC (Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), os encontros são tradicionais e direcionados a empresas de todos os tamanhos.

Ainda neste tema projetos diferenciados estão sendo preparados. Um deles é a criação de uma base de dados virtual que congregará dados referentes à Gestão da Inovação, permitindo  potencializar as oportunidades de desenvolvimento das micro e pequenas empresas. Três temas centrais ficarão disponíveis às companhias: Tecnologia e Inovação, Normas e Legislações e Dados da Rede de Laboratórios.

“Essas informações transmitidas a partir das palestras nos Núcleos trazem um benefício enorme às indústrias e somos um exemplo disso. Muitas vezes não temos acesso às informações e já houve casos de sermos multados pelo desconhecimento das legislações, especialmente em tributos. No caso específico das apresentações de Manoel Teixeira Simões, especialista em tributos, todo o material adquirido foi armazenado e é consultado diariamente. Depois da palestra não tivemos mais problemas e entendemos muito melhor todo o funcionamento do sistema, especialmente de substituição tributária. Quanto mais informação temos, melhor o funcionamento da empresa”, diz Celso Flávio da Silva, da Heliomoura de Vita Life de Goiás.

Já em andamento o cadastro de laboratórios do setor no País será aprimorado, com novo site e facilidade de consulta. O projeto é uma parceria entre a ABDI, ABIHPEC, ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e SEBRAE Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Saiba mais em http://www.laboratorioshppc.org.br/insInstitucional.aspx.

As capacitações serão continuadas, tanto na área de tributação quanto de regularização sanitária e de adequações para exportação. “Temos registrados aqui todos os dados apresentados pelo projeto, que são utilizados nas reuniões de planejamento e desenvolvimento de produto. Agora estamos dando os primeiros passos para a exportação, a partir de apresentação do Beautycare Brazil”, diz Lourdes Vertuan, da La Vertuan Cosméticos, do Núcleo de Santa Catarina. “Aproveitamos também a presença dos especialistas da ABIHPEC em todas as áreas para trocar informações logo após as apresentações, o que nos ajuda muito a direcionar as ações internamente”, complementa.

Outra novidade são as Rodadas de Checagem, que disponibilizam especialistas para analisar se os produtos  atendem às exigências sanitárias requeridas por mercados internacionais, levantando necessidades de adequação instruindo os empresários quando necessário.  Ações como essa são esperadas por empresas como a Wydet, de Goiás, que já teve experiência internacional na feira Cosmoprof Bologna e objetiva ampliar suas vendas para o mercado internacional: “Temos produtos premiados e a experiência internacional nos fez perceber a importância de obter informações variadas, de maior contato com especialistas do mercado tanto no Brasil quanto lá fora. A adequação ao mercado internacional traz mais qualidade, possibilitando resultados também no mercado interno”, comenta Neila M. Gonçalves.

Saiba mais sobre o PDS/HPPC. Entre em contato com o SEBRAE de sua região para detalhes sobre como ser beneficiado.


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