Categoria no Brasil partiu da 7ª posição em 2008 para a 5ª em 2013
Com o terceiro maior mercado consumidor de itens de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o setor no Brasil cresce a cada ano devido suas características inovadoras no lançamento de produtos mais específicos para cada tipo de pele, cabelo, idade e sexo. Dentre as categorias com maior potencial de crescimento está a de produtos para pele, que partiu da 7ª posição em 2008 para a 5ª em 2013. Diante desse cenário, lançamentos de produtos, marcas, tecnologia e profissionais mais preparados têm feito este o setor certo para impulsionar novos investimentos.
O crescimento da categoria de produtos para pele está relacionado a diversos fatores, entre eles, destacam-se: o maior do consumo das jovens brasileiras, o aumento da expectativa de vida e do consumo masculino e a maior procura por produtos de limpeza e hidratação, ambos com preço mais acessível. No Brasil, os produtos faciais representam 39% do consumo e os corporais 57%. O segmento de hidratante, por exemplo, é o mais popular, já que 49% das pessoas utilizam com mais frequência, depois os multifuncionais com 38% e os de limpeza para o rosto com 36%.
Para João Carlos Basilio, presidente da ABIHPEC, esse crescimento também se dá pela acirrada concorrência no mercado de trabalho. “O que pesa no momento da escolha para preenchimento de uma posição, especialmente no desempate, são os cuidados que a pessoa tem com aparência. Cuidar de si mesmo é fundamental para continuar inserido no mercado de trabalho”, afirmou.
Uma das apostas para conquistar novos compradores é oferecer ativos inovadores que em pouco tempo apresentam bom resultado e que facilitam o dia-a-dia, como os cremes anti-idade, e os produtos que trazem diversos benefícios em apenas um, como os multifuncionais, especialmente os que contêm fator de protetor solar, um item decisivo na conquista da consumidora brasileira. Conforme dados da Mintel, apenas 15% da população utiliza produtos anti-idade, no entanto, estão ganhando espaço no mercado. Mulheres de 55 anos ou mais utilizam esses produtos, mas já existe uma penetração nas jovens de 16 a 24 anos. Segundo levantamento, as classes A e AB são as maiores usuárias de cremes anti-idade.
A maior aceitação de itens de beleza, saúde e bem-estar pela população masculina também tem impulsionado o crescimento do setor. No quesito produtos para pele, 57% são usuários de produtos de cuidados com a pele do rosto, 36% são hidratantes, 26% multifuncionais e 1% demaquilantes. Na hora do banho, 30% usam produtos para o rosto (excluindo sabonete) e 22% aproveitam o mesmo creme do corpo para o rosto. De olho nesse mercado que não para de crescer, a indústria de HPPC está lançando ítens voltados ao público masculino. Antigamente, os produtos se restringiam a espuma de barbear, pós-barba e xampu anticaspa. Hoje, há sabonetes, perfumes, xampus, condicionadores e cremes só para homens.
O rosto tem supremacia na categoria de cuidados com a pele. Quase dois terços (63%) das pessoas dizem usar mais de um produto para o rosto, mas poucas seguem uma rotina de cuidados com a pele: 12% seguem três passos simples (limpeza, tonificação e hidratação) e 6% tem e usam diversos cremes para o rosto com funções específicas (anti-idade, limpeza e hidratação). Esses números refletem a necessidade da indústria produzir mais produtos específicos e não mais os genéricos.
Globalmente, a categoria de cuidados com a pele é a líder das categorias de HPPC no mundo, tendo alcançado em 2013 um valor de vendas próximo a U$107bilhões. No Brasil, as empresas têm investido na criação de produtos inovadores para que a categoria avance ainda mais e se aproxime do bolso das classes sociais de menor poder aquisitivo. A internet, por meio de blogs e mídias sociais, também é uma excelente aliada como ferramenta de divulgação para educar a população brasileira, especialmente os jovens, sobre as vantagens e benefícios com o consumo de produtos para pele.
Fonte: ABIHPEC, Mintel e Euromonitor