Page 11 - ABIHPEC ANUARIO 2019
P. 11

Os novos representantes eleitos no           de higiene pessoal, perfumaria e cosméti-  2019 ANUÁRIO ABIHPEC
      Brasil, em 2018, possuem o desafio     cos iniciaram um processo de ajustes que
de lutar pelas reformas nacionais, tanto     culminou, em 2018, no fim da chamada       11
tributária quanto previdenciária, política   resiliência de preços aos consumido-
e judiciária, necessidades urgentes sem as   res. Ou seja, as companhias realizaram
quais o País não terá as ferramentas neces-  promoções, alteraram formulações e
sárias para superar a crise econômica.       iniciaram investimentos para diminuir
                                             os valores finais, evitando que a popu-
    Para a ABIHPEC (Associação Brasi-        lação fosse prejudicada pela dificuldade
leira da Indústria de Higiene Pessoal,       de acesso aos produtos essenciais à saúde
Perfumaria e Cosméticos) e para o setor      e ao bem-estar. Isso é comprovado pelo
que defende, o ano também foi de reno-       IPCA (Índice Nacional de Preços ao Con-
vação, com adaptações a um mercado           sumidor Amplo) do setor de HPPC, que
que se mostra cada vez mais competitivo.     registrou deflação de 3,2% no último ano.

    Somente em 2018 as indústrias de             Apesar do desempenho em 2018 não
todo o setor lançaram mais de 7.400 pro-     ser suficiente para atingir os patamares
dutos em busca de novos consumidores,        de 2014, o setor, com sua maturidade e
segundo levantamento da Mintel. O setor      profissionalismo, já apresenta resultado
gerou 125,7 mil empregos, uma alta de        superior que o da indústria em geral. O
4,3% na comparação com 2017. Consi-          mercado continua competitivo e agres-
derando todos os canais de distribuição,     sivo, somando um faturamento no preço
tais como atacado e varejo, franquias,       ao consumidor de U$D 30 bilhões. A
salões de beleza e venda direta, o setor     regra para o sucesso passa pela busca
totalizou 5,4 milhões de oportunidades       constante de conhecimento, renovação
de trabalho geradas em 2018, 1% a mais       e pela valorização de um corpo técnico
do que em 2017 (5,3 milhões), número         competente para desenvolver fórmulas
importante em ano de crise.                  que tragam segurança e performance de
                                             resultado com preço acessível. É preciso
    Os resultados verificados em cres-       continuar atento, conhecer seus clientes
cimento de emprego mostram uma               com profundidade e buscar as novas
performance diferenciada na compa-           tendências.
ração com outros setores da economia,
mesmo com a tendência da robotização.            Esperamos que o registro aqui apre-
Atualmente a Entidade representa 90%         sentado possa ser uma ferramenta posi-
do setor nacional em todas as categorias     tiva na análise do passado, facilitando a
de produtos, tendo expandido sua atua-       tomada de decisões futuras, colaborando
ção com a chegada de novas companhias        assim para a evolução desta indústria.
no segmento tissue, que inclui papel
higiênico e lenços de papel.                     Boa leitura,
                                                 Equipe ABIHPEC.
    Desde 2014, quando o crescimento
anual constante na casa dos dois dígitos
encerrou seu ciclo de quase duas décadas
em decorrência da crise, as companhias
   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16