Atividade da indústria segue contraída, aponta CNI



Por Valor SÃO PAULO ­

O nível de atividade da indústria permaneceu fraco em maio, segundo a Sondagem Industrial divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Embora o índice que mede a produção tenha passado de 39,7 pontos em abril para 41,7 pontos no levantamento mais recente, leituras abaixo de 50 pontos indicam retração da atividade.

Para a CNI, a sondagem de maio expõe “a persistência da baixa atividade industrial e o pessimismo sobre a melhora da situação na indústria brasileira no curto prazo”.

O quadro negativo da produção reflete­-se no emprego industrial, que também caiu em maio ­ o índice de evolução do emprego foi para 41,4 pontos, ante 43,1 pontos em abril. Com isso, marcou o menor patamar para na série iniciada em janeiro de 2011.

De acordo com relatório da CNI, o nível médio de utilização da capacidade instalada (UCI) ficou em 66% em maio, 1 ponto percentual abaixo do registrado em abril e 5 pontos percentuais inferior do que os 71% registrados em maio de 2014. O índice de UCI efetiva em relação ao usual caiu para 34,9 pontos, novo piso histórico do indicador.

Os estoques da indústria cresceram em maio, com o índice que mede o desempenho desse item em 51,2 pontos em maio, nível ligeiramente menor que o de abril (51,8 pontos), mas acima da linha divisória de 50 pontos. O indicador que mede os estoques efetivos em relação ao nível planejado subiu de 51,8 pontos para 52,4 pontos. (Valor)

Fonte: Valor Econômico

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?