Brasil detém 26% do mercado mundial de condicionadores


Segundo maior mercado consumidor de produtos de cabelos do mundo, o Brasil ainda tem grandes oportunidades de crescimento nesse setor. Dados da Mintel mostram que 2/3 dos brasileiros gostariam de dar mais atenção aos seus cabelos. “Temos um mercado forte no Brasil, que ainda nos reserva grandes oportunidades”, afirma João Carlos Basilio, presidente da Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). Ao observar apenas a categoria de condicionadores, o Brasil detém 26% do market share do mercado mundial. De cada quatro condicionadores comercializados no mundo, um é vendido no Brasil. De acordo com a ABIHPEC, o país tem 12% do market share mundial na categoria de produtos para cabelos. Recentemente, a entidade tem notado um aumento de produtos para cabelos com foco em tratamento. Produtos para cabelos danificados representavam 23% do market share em 2009 e em 2013 representa 37%. Produtos para tratamento estão ocupando cada vez mais o espaço do xampu. O setor encara essa migração de consumo de forma positiva, pois produtos para tratamento têm maior valor agregado. “Essa tendência ressalta a importância dos produtos de higiene pessoal para a saúde, o bem-estar e autoestima da população”, avaliou Basilio. A cada dois anos, cerca de 30% do faturamento do setor provêm de lançamentos. O dado evidencia o dinamismo e o esforço de inovação que caracteriza a indústria cosmética. Pesquisas sobre hábitos de consumo mostram que apenas 31% dos consumidores são fiéis às marcas. De acordo com dados auditados pela Mintel, de julho de 2013 a julho de 2014 o Brasil foi o país que mais lançou produtos para cabelos, seguido pelos Estados Unidos em segundo lugar, França (3º), Reino Unido (4º) e Alemanha (5º). Durante o período foram lançados 1.159 produtos neste segmento no mercado brasileiro, sendo que xampus foram o que apresentaram o maior número de lançamentos, seguidos por produtos para tratamento de cabelos em segundo lugar, condicionadores (3º), tinturas (4º) e modeladores/fixadores (5º). O Boticário foi a empresa que mais lançou produtos no período, seguido pela L’Oréal em segundo lugar, Unilever (3º), Phytoervas (4º) e Jequiti (5º). O frasco foi a embalagem mais utilizada para envasar os produtos no período, seguido por tubo/bisnaga em segundo lugar, pote (3º), tottle (4º), caixa de cartão (5º), aerossol (6º), stand-up pouch (7º) e sachê flexível (8º). (Fonte: Cosmetics Online /Ikesaki / Centro de Informações ABRE, 29 de agosto de 2014)

Fonte: ABRE

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