Muito se fala em Indústria 4.0 e como ela está transformando a forma com que encaramos o mundo, consumimos bens e informações e nos relacionamos, tanto com outras pessoas quanto com as marcas e os prestadores de serviços. Face a esse novo paradigma, a Nielsen foi a campo para compreender mais profundamente como essa nova realidade está afetando o consumidor, o que resultou no nosso estudo “Estilos de Vida 2019”, que revela as preferências dos brasileiros. O resultado? Não só estamos em transformação, como estamos também cada vez mais complexos e não cabemos mais nos perfis demográficos (homem/mulher, nível socioeconômico alto/baixo, velho/jovem) de antigamente.
Estamos mais sustentáveis: 42% dos consumidores brasileiros estão mudando seus hábitos de consumo para reduzir seu impacto no meio ambiente e 30% dos entrevistados estão atentos aos ingredientes que compõem os produtos. Mais conscientes também, 58% não compram produtos de empresas que realizam testes em animais e 65% não compram de empresas associadas ao trabalho escravo.
Estamos mais saudáveis: a população brasileira está reduzindo gordura (57%), sal (56%), açúcar (54%), alimentos industrializados (38%), cafeína (34%), lactose (27%) e glúten (27%). No supermercado, buscam mais por produtos com adição de fibras, vitaminas e minerais (45%) e alimentos orgânicos (35%), além de fazer exercícios regularmente (33%). 74,3% dos entrevistados listam “ter saúde” como um dos objetivos de vida.
Estamos mais negociadores: 64% afirmam que escolhem suas marcas de acordo com as ofertas de baixo preço, 73% buscam primeiro pelas promoções quando entram nas lojas, 57% sempre mudam de loja por conta das promoções oferecidas e 48% pesquisam promoções antes de ir às compras.
Estamos mais práticos: A pesquisa aponta que 55% dos entrevistados vai direto no local da loja para efetuar a compra, 48% levam listas com todos os itens que irão comprar e 45% procuram desembolsar sempre com os mesmos produtos. A praticidade também permeia a escolha da loja (21% preferem ir a lojas próximas de casa ou do trabalho, e 12% citam a rapidez na compra, a organização da local e o tamanho da fila como fatores predominantes) e a escolha das marcas (30% optam pelas já conhecidas, 18% pela disponibilidade e 12% pela variedade de tamanho e versões de embalagens).
Estamos mais conectados: O estudo da Nielsen mostra que 64% dos consumidores têm um smartphone, 48% utilizam o celular para interações em redes sociais, 39% usam o dispositivo móvel para entretenimento, 51% acham que as propagandas online chamam atenção (contra 42% na TV), 18% assistem a conteúdos online em seu tempo livre e 41% já fizeram compras via internet. O número de pedidos realizados no e-commerce em 2018 foi de 123 milhões, um aumento de 11% em relação ao ano anterior.
Para compreender esse novo consumidor, que adota tais atitudes em intensidades diferentes, a Nielsen propõe a criação de cinco novos perfis de hábitos de consumo:
Consciente pragmático: o “sabe tudo”, que segue fielmente seus hábitos e preferências. Antes de comprar, gosta de assistir TV e não acredita em propagandas. No mercado, compra sempre os mesmos produtos, independentes de estarem em promoção.
Equilibrista: o “negociante”, que busca fazer escolhas inteligentes para conseguir consumir tudo que quer. Gosta de andar pela loja e olhar os folhetos antes de comprar. Adora uma novidade e os acompanhantes influenciam na hora da compra.
Consciente sonhador: o “tranquilão”, cujo objetivo é levar uma vida sossegada na qual possa cuidar de si e do mundo. Ele olha folhetos e procura promoções, mas gasta mais com produtos que melhorem a saúde.
Conectado: “always on”, aquele que vive no mundo online, onde se diverte, comunica e passa seu tempo livre. Ele vai direto comprar o que precisa, mas muda de loja se encontrar uma promoção mais atraente. É impulsionado por ofertas, mas prefere comprar sempre os mesmos produtos.
Aspiracional: o “pra frentex”, que alia o bem-estar próprio ao consciente coletivo. Antes de comprar, gosta de olhar as promoções no aplicativo e de andar pela loja. Geralmente, compra mais que o previsto e busca mais por alimentos orgânicos e produtos sustentáveis.
O Brasil é, em sua maioria, equilibrista, com 27% da população classificada nessa categoria. Em seguida, temos os aspiracionais (22%) e os consciente pragmáticos (21%), enquanto os conectados e os consciente sonhadores estão empatados com 15%. Vale lembrar que cada consumidor possui uma combinação desses perfis, embora um deles sempre predomine.
Metodologia
A Nielsen ouviu mais de 21 mil pessoas em 8.240 lares pesquisados. O questionário contou com 100 questões, divididas em módulos de entendimento: tempo livre e hobbies; atitude, valores e metas; meios de comunicação; hábitos de compras (antes, durante e após), e preocupações com saudabilidade.
Fonte: Nielsen