Todos os domicílios serão visitados até 2020. Atualmente, a cidade produz 12 mil toneladas de lixo por mês e somente 800 toneladas (6%) da parte reciclável são separadas
Todos os 160 mil domicílios de Joinville, onde trabalham e residem mais de 500 mil habitantes, serão visitados até 2020 para que efetivamente façam a separação do lixo reciclável. A ação faz parte do Programa “Dê a Mão para o Futuro – Reciclagem, Trabalho e Renda”, coordenado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), com apoio da Prefeitura de Joinville.
Atualmente, Joinville produz por mês 12 mil toneladas de lixo, das quais apenas 800 toneladas (6%) da parte reciclável são separadas. Segundo estimativa do setor, esse percentual pode chegar a 35%.
A campanha começa na próxima segunda-feira, dia 21 de maio, e se estenderá com calendário até início de 2020. A previsão é que os 160 mil domicílios sejam visitados em semanas alternadas nas regiões onde há coleta seletiva. Serão distribuídos 320 folhetos.
O trabalho contará com a participação conjunta da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza – ABIPLA, e da Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados – ABIMAPI.
O foco é ampliar o conhecimento da população sobre a separação correta dos materiais recicláveis e o quanto esta atitude pode contribuir com o meio ambiente e, também, com a geração de trabalho e renda para aqueles que vivem da reciclagem de resíduos.
Pela Prefeitura de Joinville estão envolvidas as Secretarias de Infraestrutura (Seinfra), de Assistência Social (SAS) e de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA). Também participarão uma associação e uma cooperativa de catadores – ASSECREJO – Associação Ecológica de Catadores Recicladores de Joinville e a RECICLA – Cooperativa de Reciclagem, Beneficiamento e Arborização de Joinville.
Os moradores receberão a visita da equipe do Programa “Dê a Mão para o Futuro”, e dos próprios cooperados. Um veículo personalizado irá circular nas ruas da cidade e a abordagem será porta a porta, com entrega de folhetos de caráter educativo e imãs de geladeira, para que a população possa identificar em qual dia da semana a coleta seletiva passará em seu bairro.
Coleta seletiva
A coleta seletiva é um sistema de recolhimento de materiais recicláveis como papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados na fonte geradora e que podem ser reutilizados ou reciclados. A coleta seletiva funciona, também, como um processo de educação ambiental na medida em que sensibiliza a comunidade sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo.
Santa Catarina
Em 2006, um projeto piloto foi implantado em Santa Catarina em quatro municípios com a parceria da Fundação Banco do Brasil e apresentou bons resultados, ultrapassando as metas estabelecidas.
Atualmente, o Programa Dê a Mão para o Futuro realiza suas ações em nove Estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Goiás e Amazonas) e está em processo de expansão para mais três Estados: Ceará, Rio Grande do Norte e Pará.
O Programa participa do Acordo Setorial para Implantação do Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral e foi apresentado ao Ministério do Meio Ambiente a fim de atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, que contempla as questões ambientais, de responsabilidade compartilhada e inclusão social, pontos considerados essenciais para as indústrias do setor.
Fonte: A Notícia