Campanha orienta população sobre benefícios da coleta seletiva em Itaúna

A campanha “Dê a Mão para o Futuro” foi realizada na última semana em Itaúna. A ação teve o objetivo de mobilizar os moradores sobre a importância da coleta seletiva. A iniciativa é da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e foi abraçada pela Prefeitura, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e a Cooperativa de Reciclagem e Trabalho (Coopert).

O público-alvo da ação este mês foi quem reside no Centro da cidade. Uma equipe de mobilizadores visitou algumas regiões da cidade, em um veículo devidamente identificado, para entregar material. Foram distribuídos milhares de ímãs de geladeira para serem usados como lembrete para os dias de recolhimento do lixo reaproveitável e do orgânico, cujo destino é o aterro, além de 54 mil panfletos, com esclarecimentos de dúvidas sobre a separação dos resíduos.

A campanha “Dê a Mão para o Futuro” é executada desde 2006, quando foi implantado o projeto-piloto em quatro municípios e dez cooperativas. Apresentada ao Ministério do Meio Ambiente, com a finalidade de atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a iniciativa tem entre os objetivos colaborar com a melhoria da destinação de resíduos sólidos urbanos, ajudando a reduzir o volume de materiais recicláveis que seriam destinados aos aterros.

A proposta é também de viabilizar a reciclagem das embalagens pós-consumo e contribuir com a melhoria das condições de trabalho e qualidade de vida dos catadores, oferecendo a eles opção adequada de gerenciamento.

Itaúna receberá outras mobilizações neste ano. A próxima será a partir de 18 de setembro.

Fonte: G1 – Centro Oeste

Open chat
Como posso te ajudar?