Na manhã dessa segunda-feira (23), a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) promoveu o seu terceiro webinar em 2023, sobre o tema “Métodos Alternativos ao Uso de Animais para a Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.” O evento, que aconteceu das 9h às 12h, reuniu renomados especialistas no campo, incluindo Dr. Octavio Presgrave, Coordenador do BraCVAM – Centro Brasileiro para a Validação de Métodos Alternativos, que compartilhou a visão da organização sobre métodos alternativos. A professora Dra. Izabel Villela, da Inn Vitro, abordou a avaliação de mutagenicidade e genotoxicidade, enquanto a Dra. Marize Valadres, da UFG, apresentou as ações de desenvolvimento de NAMs (Métodos Alternativos Não Animais) para a toxidade pulmonar.
O evento, que fez parte de uma série de 3 encontros, foi pensado e estruturado no início de 2023, para atender ao maior número de interessados no tema, sendo virtual, gratuito e aberto ao público interessado. O principal objetivo é promover discussões e disseminar métodos alternativos no setor, além de dar visibilidade para as iniciativas no campo da ciência que estão sendo realizados em nosso país.
Durante o webinar, os especialistas destacaram a crescente importância de métodos alternativos, não apenas do ponto de vista ético, mas também sob uma perspectiva de negócios. O setor de HPPC já não realiza testes em animais há mais de 10 anos no Brasil. De acordo com as análises apresentadas, os métodos inovadores disponíveis hoje em dia, muitas vezes, se mostram mais eficazes, econômicos e rápidos em comparação com as metodologias de testagem anteriores, o que pode melhorar a eficiência e a competitividade das empresas do setor.
Importante destacar que a ABIHPEC possui um Grupo de Trabalho sobre Métodos Alternativos, composto por aproximadamente 50 empresas associadas. O grupo desenvolve um conjunto de atividades com foco na promoção de ações que apoiam, viabilizam e disseminam a implementação das metodologias alternativas ao uso de animais no Brasil. Além disso, estabelece posicionamentos do setor, tecnicamente embasados, para serem defendidos pela entidade nos diferentes fóruns de regulamentação no Brasil e internacionalmente.
Também estiveram presentes no webinar, recebendo os convidados e compartilhando os objetivos e missão da ABIHPEC acerca do desenvolvimento e da disseminação das metodologias alternativas, a diretora de Assuntos Técnicos e Regulatórios da ABIHPEC, Ariadne Morais, e a coordenadora da área, Rafaella Paiva.