Desde 2004, a ABIHPEC coordena e secretaria o Comitê Brasileiro (CB) nº 57 da ABNT, responsável pelo desenvolvimento de normas técnicas para o setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC). Com o compromisso de garantir mais segurança, qualidade e boas práticas, está em andamento a revisão das normas técnicas para estabelecimentos de beleza, que completam 10 anos em 2025.
Esse trabalho, conduzido em parceria com o Sebrae Nacional, tem como objetivo alinhar a regulamentação do setor às novas exigências legais, avanços tecnológicos e melhores práticas de mercado.
A revisão inclui três normas técnicas fundamentais:
Boas práticas na prestação de serviços;
Terminologia para estabelecimentos de beleza;
Competências dos profissionais do setor.
As reuniões acontecerão em formato presencial e virtual, garantindo a participação ativa de empreendedores, profissionais e representantes do setor. Confira o calendário de encontros já previstos:
31/03/2025: Boa Vista – RR
09/04/2025: São Paulo – SP
14/04/2025: Brasília – DF
16/04/2025 Curitiba – PR
O novo texto tem previsão de finalização até julho de 2025, com vigência entre 2026 e 2031.
A colaboração entre ABNT, ABIHPEC, Sebrae e entidades do setor nessa iniciativa reforça o compromisso com a inovação, segurança e padronização dos serviços e produtos do mercado de beleza no Brasil.
Quer participar desse processo? Envie um e-mail para kamilla@abihpec.org.br.