ABIHPEC discute possibilidades de negócios entre Brasil e Itália no setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos

Desafios, tendências e as possibilidades de negócios entre os países foram tema de webinar promovido pela Associação Itália Brasil com participação da ABIHPEC e grandes players do mercado

A Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos foi uma das convidadas especiais do Webinar “Settore Beauty in Brasile”, evento promovido pela Associação Itália Brasil, com colaboração do Consulado Geral do Brasil em Milão e apoio da Câmara de Comércio Italiana em São Paulo. O encontro teve como objetivo discutir as oportunidades de comércio e a expansão do mercado de HPPC entre os dois países.

O presidente-executivo da ABIHPEC, João Carlos Basilio, foi quem representou a associação no webinar, que também contou com a participação de Hadil da Rocha Vianna, Cônsul Geral do Brasil em Milão; Gian Andrea Positano, do Centro de Estudos de Cosmética Itália; Ferdinando Fiore, diretor da ITA Brasil; Adriana Mira, da Câmara de Comércio Italiana em São Paulo e Alfredo Pretto, presidente da Associação Itália Brasil.

O aumento da inflação e as altas taxas de importação foram apontadas como os atuais e grandes desafios a serem enfrentados por empresas que desejam investir e se consolidar no Brasil. No entanto, na posição de quarto maior mercado de HPPC do mundo, o Brasil se firma como um grande polo de oportunidades para o mercado externo italiano. No caso das empresas italianas, diferenciais de sustentabilidade foram apontados como possíveis atrativos aos consumidores brasileiros.

“O Brasil é um país competitivo e cheio de oportunidades”, disse João Carlos Basílio. “É importante ressaltar que a carga tributária brasileira é alta e o sistema, de grande complexidade. Tendo uma equação que some o domínio desse entendimento e uma orientação regulatória precisa, a investimentos em distribuição e marketing, empresas estrangeiras podem se consolidar no país”.

O webinar ocorrido nesta quarta-feira, antecede um dos mais esperados eventos do setor internacional de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos do ano, a Cosmoprof Worldwide Bologna, tradicional feira de cosméticos italiana, que ocorrerá de 28 de abril a 2 de maio, em Bologna. A ABIHPEC tem presença confirmada no evento, onde representará o setor brasileiro de HPPC, com 44 empresas expositoras.