No dia 11 de dezembro, a ABIHPEC integrou a programação da “Oficina Regional sobre Crimes contra a Propriedade Intelectual”, promovida pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), em cooperação com o Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
O evento teve como objetivo ampliar o diálogo sobre temas como falsificação de marcas, pirataria e ameaça a direitos autorais, integração nas fronteiras da América Latina e crimes contra a propriedade intelectual, com ênfase nos impactos à saúde pública e produtos regulados.
Ricardo de Nóbrega, gerente de comércio exterior da ABIHPEC, apresentou dados sobre o panorama do comércio ilegal no setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC). Durante sua participação, destacou os prejuízos econômicos e os riscos à saúde pública causados por práticas ilícitas, e reforçou a importância de medidas para combater a pirataria no setor, como a destruição ambientalmente responsável de produtos falsificados apreendidos, sempre em conformidade com a legislação vigente.
A realização de eventos como este fortalece a cooperação entre os setores público e privado, incentivando ações conjuntas no Brasil e na América Latina para coibir práticas que comprometem a segurança do consumidor e a competitividade do setor de HPPC.