ABIHPEC marca presença em almoço com Bolsonaro, na FIESP

O presidente-executivo da ABIHPEC, João Carlos Basilio, participou nesta segunda-feira (03/02) de um almoço com o presidente da República, Jair Bolsonaro, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), ao lado de outros executivos de sindicatos patronais e de empresários diversos segmentos. Entre os principais temas debatidos, as reformas econômicas estiveram na pauta do encontro.

“No tocante à economia, o Brasil não está dando certo. O Brasil já deu certo (…). Hoje podemos dizer que temos ministros que conversam entre si, que atendem os partidos políticos em grande parte e estão realmente afinados com os grandes interesses da nossa sociedade”, disse Bolsonaro, segundo divulgou a FIESP.

Reforma Tributária

O setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos atualmente é o segundo mais tributado do país, o que impacta no preço de itens essenciais para a saúde e o bem-estar da população. Além disso, a ABIHPEC questiona a proposta de reforma tributária fatiada, que acarretará em aumento da carga tributária  e, portanto, poderá provocar crescimento no preço dos produtos.

Segundo estudo da LCA  encomendado pela ABIHPEC, a eventual retirada do setor de HPPC do regime monofásico implicará em um aumento médio de 8,3% no preço dos produtos, podendo resultar em elevação de até 0,22 p.p. no índice inflacionário (IPCA).

A proposta não acaba com a complexidade do sistema tributário nacional. Por isso, a ABIHPEC defende uma Reforma Tributária ampla que unifique tributos como PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS tornando o sistema tributário menos complexo.