A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) orienta os consumidores e profissionais de beleza sobre o uso adequado das pomadas capilares, a fim de evitar eventuais riscos à saúde.
As principais recomendações são:
- Adquirir e usar apenas produtos regularizados junto à Anvisa. Para saber quais são, acesse o link: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/cosmeticos/pomadas/pomadas-autorizadas;
- Seguir as recomendações de uso presentes na embalagem, que podem variar entre os produtos e fabricantes;
- Verificar o prazo de validade e adquirir os produtos em locais confiáveis que garantam procedência idônea dos produtos que vendem;
- Nunca usar receitas caseiras, devido aos possíveis riscos à saúde e à integridade dos cabelos, pele e olhos. Existem mais de 500 produtos aprovados pela Anvisa presentes no mercado, atendendo adequadamente e com segurança a demanda nacional.
A ABIHPEC trabalha em cooperação com a Anvisa apoiando as investigações necessárias em casos de efeitos adversos.
Desde os primeiros casos registrados de efeitos adversos, em 2023, a Anvisa promoveu uma ampla investigação resultando na atualização das normas de regularização para pomadas capilares. A RDC nº 814/2023, em vigor desde setembro de 2023, estabeleceu controle pré-mercado, novos requisitos técnicos e advertências obrigatórias para a regularização de tais produtos.
Em caso de problemas de saúde decorrentes do uso de produtos irregulares, a ABIHPEC reforça aos consumidores a importância de procurarem uma unidade de saúde e realizarem a notificação à Anvisa por meio do link: https://pesquisa.anvisa.gov.br/index.php/368782?lang=pt-BR.