ABIHPEC orienta consumidores sobre o uso de ‘pomadas modeladoras’ neste carnaval

Carnaval é uma das manifestações culturais mais emblemáticas do Brasil, que transcende a criatividade e contagia os foliões pelas ruas de todo o país. No entanto, é fundamental lembrar que para desfrutar plenamente desta festa se faz necessário zelar pela saúde e bem-estar. Pensando nisso, a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) alerta os consumidores e profissionais de beleza, enfatizando a importância de escolher pomadas modeladoras devidamente regularizadas junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

O alerta surge em resposta aos casos de consumidores que enfrentaram efeitos adversos provocados pelo uso de pomadas modeladoras “O uso desses produtos torna-se ainda mais frequente durante o carnaval e períodos festivos, intensificando a necessidade de cautela e conhecimento por parte de todos, na hora da compra e do uso dos produtos, evitando assim eventuais riscos à saúde”, destacou João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC.

A entidade enfatiza que além de adquirir e usar apenas produtos regularizados junto à ANVISA, seguir as recomendações de uso presentes na embalagem é crucial, visto que as orientações podem variar entre os produtos e fabricantes. Alerta também para a necessidade de verificar o prazo de validade e adquirir os produtos em locais confiáveis que garantam procedência idônea dos produtos que vendem.

A ABIHPEC informa que mantém parceria contínua com a ANVISA e, além de apoiar as investigações necessárias em casos de efeitos adversos, orienta as empresas fabricantes a seguir as normas vigentes, trabalhando dessa forma, na promoção de boas práticas regulatórias e combatendo a informalidade no setor.

Desde os primeiros casos registrados de efeitos adversos, ocorridos em 2023, a ANVISA promoveu uma ampla investigação resultando na atualização das normas de regularização para pomadas capilares. A Resolução da Diretoria Colegiada número 814/2023, em vigor desde setembro de 2023, estabeleceu controle pré-mercado, novos requisitos técnicos e advertências obrigatórias para a regularização de tais produtos

Empresas que desejam regularizar novos produtos devem apresentar licença sanitária, rótulos detalhados, formulação segura, avaliação de segurança cutânea e ocular, e garantir a comunicação eficaz com o consumidor. Isso garante a confiabilidade ao consumidor, pois demonstra que os produtos em questão passaram por testes de qualidade, segurança e eficácia antes de chegar aos pontos de venda.

As listas atualizadas de produtos autorizados e cancelados estão disponíveis no site oficial do órgão regulador (ANVISA).

A entidade também informa que desaconselha o uso de receitas caseiras, devido aos possíveis riscos à saúde e à integridade dos cabelos, pele e olhos. “Existem mais de 500 produtos aprovados pela ANVISA presentes no mercado, atendendo adequadamente e com segurança a demanda nacional”, informa Basilio.

O executivo ressalta o comprometimento do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos com a inovação e investimentos em pesquisa e desenvolvimento para garantir produtos sempre seguros, eficazes e alinhados às expectativas e necessidades dos consumidores.

Em caso de problemas de saúde decorrentes do uso de produtos irregulares, a ABIHPEC reforça aos consumidores a importância de procurarem uma unidade de saúde e realizarem a notificação à ANVISA por meio do link.

Open chat
Como posso te ajudar?