De 06 a 09 de novembro, a ABIHPEC foi representada pela Ariadne Morais, Diretora de Assuntos Técnicos e Regulatórios, na primeira edição do Congresso Brasileiro de Métodos Alternativos ao uso de animais na pesquisa e na educação, o CBMALT, realizado no Rio de Janeiro.
O evento contou com cerca de 250 participantes e 30 palestrantes de diversos países, como Brasil, Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido, debatendo sobre pesquisas, atualizações e a crescente importância de métodos alternativos, que são mais inovadores, eficazes, seguros, econômicos e rápidos.
Foram diversas palestras acerca de novas técnicas e novas abordagens para substituir o uso de animais, que vão desde o direito animal ao fomento para as pesquisas.
Para a ABIHPEC, como uma das patrocinadoras do evento, é importante ressaltar que o setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, além de não realizar testes em animais há mais de 10 anos no Brasil, fomenta e promove o desenvolvimento de metodologias alternativas.
Para condução destas iniciativas, a ABIHPEC possui um Grupo de Trabalho sobre Métodos Alternativos, composto por aproximadamente 50 empresas associadas e coordenado pela Diretoria de Assuntos Técnicos e Regulatórios. O grupo desenvolve um conjunto de atividades com foco na promoção de ações que apoiam, viabilizam e disseminam a implementação das metodologias alternativas ao uso de animais no Brasil. Além disso, estabelece posicionamentos do setor, tecnicamente embasados, para serem defendidos pela entidade nos diferentes fóruns de regulamentação no Brasil e internacionalmente.
Integrantes da indústria: Episkin, L’Oréal e Unilever.
Representantes da indústria, Fiocruz e Anvisa.
Thiago de Mello Moraes, Coordenador Geral de Ciências da Saúde, Biotecnológicas e Agrárias.
Ariadne Morais, Diretora de Assuntos Técnicos e Regulatórios da ABIHPEC; Octavio Presgrave, Coordenador do Bracvam; e Julcemara Gresselle, Coordenadora de Cosméticos da Anvisa.