ABIHPEC promove debate sobre o potencial da agenda ESG para as empresas

A Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – ABIHPEC promoveu na segunda-feira (06), o webinar “ESG: riscos, oportunidades e conformidades”. O evento contou com as participações de Helen Pedroso, da Rede Brasil do Pacto Global; Fabrício Soler, coordenador do MBA Executivo em ESG do Conselho de Negócios e Exame Academy; Maria Eugênia Buosi, CEO e sócia-fundadora da Resultante ESG.

A abertura foi feita pelo Presidente – executivo da Entidade, João Carlos Basilio que pontuou sobre quão prioritário deve ser o olhar das empresas para a agenda de ESG. Além disso, o time de especialistas foi recebido pela Diretora de Meio Ambiente da ABIHPEC, Rose Hernandes que compartilhou com a audiência, sobre os aprendizados da Entidade ao longo de quase duas décadas, trabalhando com temas que hoje são parte da agenda ESG, com destaque para o Programa de logística reversa do setor, o “De a Mão para o Futuro”.

Os convidados abordaram a evolução da agenda ESG no Brasil, as perspectivas regulatórias, os impactos financeiros e de reputação nas empresas e como evitar conflitos de “greenwashing”, quando ocorre a omissão de informações sobre os reais impactos sociais e ambientais do investimento em ESG realizado na empresa.

Considerada uma agenda de ação, as empresas devem estar preparadas para identificar oportunidades na área, que podem estar no campo da tecnologia, processos internos e produtos.  Ampliar o debate do assunto na organização, com realização de eventos e interfaces com projetos já existentes são formas de introduzir o tema aos poucos na cultura da empresa.

De acordo com a pesquisa da Grant Thornton Brasil, com a adoção de iniciativas de ESG, as empresas aumentam a valorização da marca em 17% e melhoram suas reputações em 15%. A prática também aumenta em 10% as chances de atrair novos talentos.

Sobre a ABIHPEC – A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada que tem como finalidade representar nacional e internacionalmente as indústrias desse setor, instaladas em todo país e de todos os portes, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva. www.abihpec.org.br

Open chat
Como posso te ajudar?