ABIHPEC promoveu workshop em parceria com o governo sobre o novo sistema de exportação do Portal Único

Em 27 de novembro, na sede da ABIHPEC, as empresas associadas foram capacitadas pelo governo sobre como operar o sistema de exportação do Portal Único, que está sendo implementado no Brasil. O treinamento foi realizado por Tiago Barbosa e Samuel Souza, representantes do DECOE – Departamento de Competitividade no Comércio Exterior da SECEX – Secretaria de Comércio Exterior.

O novo processo oferecerá trâmites simplificados para as vendas externas brasileiras, com a eliminação de documentos e etapas procedimentais, a redução de exigências governamentais e a integração com a Nota Fiscal Eletrônica, entre outros aprimoramentos.

De acordo com Ricardo de Nóbrega, gerente de Comercio Exterior da ABIHPEC, “a aproximação e o diálogo entre os setores público e privado foi positivo e já estamos com as portas abertas para um novo treinamento quando o módulo de Importação estiver disponível “. O executivo deixou o alerta de que o sistema atual (Siscomex Exportação Web) será desligado no meio de 2018 e passará a funcionar exclusivamente o Portal Único, que representa uma evolução tecnológica no controle administrativo e aduaneiro das operações de Comércio Exterior no Brasil.

 

Open chat
Como posso te ajudar?